Próximo da reabertura, recuperação do Aeroporto Salgado Filho segue dentro do cronograma

Próximo da reabertura, recuperação do Aeroporto Salgado Filho segue dentro do cronograma

Pavimentação da pista deve ser concluída nos próximos dias, informou Fraport

Felipe Faleiro
Voos domésticos retomam no próximo dia 21 de outubro, e internacionais em 16 de dezembro

Voos domésticos retomam no próximo dia 21 de outubro, e internacionais em 16 de dezembro

publicidade

Prossegue a recuperação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, um dos últimos modais de transporte ainda não recuperados totalmente depois das enchentes de maio no Rio Grande do Sul. A assessoria da Fraport, concessionária administradora dos terminais, afirma que estão mantidas as datas de 21 de outubro para a retomada dos voos domésticos, a partir das 8h, e 16 de dezembro para os voos internacionais.

Nos próximos dias, ainda segundo a Fraport, está prevista a finalização da etapa de pavimentação. Na sequência, será refeita a sinalização horizontal, com a pintura de toda a pista, taxiway e pátio de aeronaves, além da iluminação e equipamentos de auxílio à navegação. A assessoria informou que tudo está dentro do cronograma de recuperação. Na semana passada, o governador Eduardo Leite, o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, vistoriaram as obras.

O retorno do Salgado Filho é uma das motivações para a Campanha Nacional de Turismo, lançada pelo governo também na semana passada, antes desta vistoria, e cujo objetivo é atrair mais turistas para o Estado depois da tragédia climática. As condições imediatas no clima, aliás, também estão sendo observadas, já que as intempéries podem causar atrasos no cronograma, conforme já havia sido indicado pela Fraport na visita autorizada à imprensa, no final de agosto.

Cerca de 150 mil toneladas de asfalto estão sendo utilizados para a nova pista, material este que somente pode ser aplicado sob clima específico. A Fraport havia estimado que cerca de 70% do pavimento precisava ser substituído, e áreas que não sofreram com as enchentes não precisaram ser reabilitadas. O trabalho prossegue também na retomada da subestação principal de energia, uma das 13 a atender o Salgado Filho, e suficiente para abastecer um bairro com 12 mil moradores.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895