Foi inaugurado, na manhã deste sábado, um novo espaço de lazer para animais de estimação e tutores na Praça Júlio Mesquita, no Centro Histórico de Porto Alegre, iniciativa da ABF Developments, com apoio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP). O evento, com a presença de autoridades e moradores locais, ainda contou com uma feira de adoção de filhotes de cães promovida pelo Projeto Cão Sem Dono, do município de Gravataí. O Pet Place, que funciona diariamente, das 7h às 22h, e conta com brinquedos de recreação para os cães, além de novos bancos e lixeiras, foi entregue pela incorporadora como uma doação, sem contrapartida financeira.
“Sempre, nos nossos empreendimentos, procuramos agregar valor nos bairros onde construímos, e deixá-los melhores após nossas obras. Pensamos muito em urbanismo, em espaços públicos e relação dos empreendimentos com eles, além de estarmos atentos ao que a comunidade está precisando”, disse o CEO da ABF, Eduardo Fonseca.
Neste sábado, 10/5, a Praça Júlio Mesquita será entregue de volta à cidade, com mais atrativos, como o novo espaço pet
Ele salientou ainda que o local havia permanecido alagado durante as enchentes de maio de 2024, sendo a área, inclusive, lugar de resgates de pessoas, por estar bem próxima à Usina do Gasômetro. “Trazer este espaço de volta à comunidade é uma satisfação para nós”, acrescentou. O secretário-adjunto da SMP, Fabiano Rheinheimer, disse que a inauguração ressalta a importância do papel dos empreendedores neste contexto.
“Sou tutor de três cães, e sei que um espaço pet como este traz bem-estar aos animais e uma interação entre os vizinhos, que constroem amizades mais difíceis de serem feitas de outra forma. Para a Prefeitura, é difícil conseguir dar a devida atenção às praças por meio de reformas e manutenções, pois há mais de 700 na cidade. A iniciativa privada ingressando e nos ajudando, seja com adoção, ou doação, deixa Porto Alegre cada vez melhor, que é o objetivo de todos nós”, comentou ele.
A presidente da Cão Sem Dono, Rafaella Markiewicz, salientou ainda que a adoção dos filhotes, que segue até às 15h deste sábado, estava um sucesso, e os pequenos foram bastante admirados pelos frequentadores do espaço. “Trouxemos eles aqui para tentar conseguir um lar de famílias boas e responsáveis. Nossa ideia é virmos mais vezes, talvez uma vez por mês. Todos os cães são castrados e vacinados, e vamos ver se eles têm a sorte desta adoção”, disse ela, que também celebrou a inauguração do espaço.