O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, não descarta a possibilidade de ir a Brasília para intermediar, junto ao Governo Federal, a liberação de cerca de R$ 9,2 milhões, para validar aos moradores do Loteamento Vitória e Conquista, no bairro Roselândia, a garantia de posse dos 117 lotes (terrenos), seus atuais imóveis.
O projeto chegou a ser habilitado pelo Ministério das Cidades, mas não foi selecionado. “É uma possibilidade, pois entendemos que é uma prioridade resolver essa situação”, afirmou Finck. Após reunião com a equipe administrativa, que contou com a participação da secretária de Gestão, Governança e Desburocratização, Andrea Schneider Pascoal, e da arquiteta Simone Herber Toebe, foram definidas novas estratégias.
O prefeito destaca que a regularização fundiária da localidade, que envolve um processo amplo e abrange desde a legalização dos lotes, a melhoria da infraestrutura e a garantia de maior segurança para a comunidade, especialmente por se tratar de uma área livre de inundações, é prioridade da gestão. Além disso, o estudo e o levantamento topográfico estão concluídos, embora possam sofrer ajustes para atender às exigências do governo federal.