O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, recebeu o secretário nacional de habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo. O encontro teve como objetivo o alinhamento no trabalho para viabilizar as unidades habitacionais para as famílias que perderam suas moradias com a enchente em 2024 no município.
Foi apresentado um panorama das ações do município no enfrentamento das dificuldades vindas em consequência das cheias e para o sistema de proteção. Após a conversa com o prefeito, as autoridades visitaram as obras do condomínio Moradas Caibaté.
“Temos prioridade total na reconstrução das casas. Têm pessoas que não conseguiram voltar para suas casas, perderam absolutamente tudo. No que depender de nós, vamos dar total celeridade a esse processo”, enfatizou o prefeito Heliomar Franco.
O secretário Rabelo contou que o governo federal está, se aproximando das prefeituras para acompanhar a evolução do cadastramento de famílias afetadas e a apresentação de projetos para que tenham acesso aos recursos destinados pela União. Rabelo recebeu o prefeito Heliomar em Brasília, em fevereiro, quando o chefe do executivo expôs a situação do município. As reuniões de trabalho do município com o governo federal ocorrem periodicamente.
- “Conclave foi mais intenso do que o filme”, diz cardeal Dom Jaime sobre eleição de Leão XIV
- Saiba quais regiões do RS sentirão mais frio a partir desta quarta
- Inscrições para segunda etapa do Revalida 2025 começam em 9 de junho
“É um orçamento recorde, com atenção especial e próxima junto às prefeituras. Temos uma equipe dedicada a isso e, do nosso lado, estamos vendo essa recepção e atenção por parte da prefeitura. Acredito que, em algumas semanas, começamos a resolver o assunto das famílias, os planos de trabalho e vamos começar a ver resultados aqui em São Leopoldo em breve”, destacou Augusto Rabelo.
O secretário ressaltou que São Leopoldo já tem cerca de 500 unidades habitacionais contratadas ou em obra. O município já está com as obras do empreendimento Moradas Caibaté em andamento, com previsão de 160 unidades; o Moradas do Inhanduy, já contratado para 160 unidades.
De acordo com o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Bach, o município está trabalhando para a finalização dos laudos de vistorias das casas, que serão encaminhados para a Defesa Civil Nacional. Esta nova contratação contempla 2.500 moradias, faltando apenas 500 vistorias. Anteriormente o município já havia emitido 3.572 pareceres. Estes dados vão embasar o planejamento das novas unidades.