Prefeitura cria grupo para fiscalização de lixo irregular em São Leopoldo

Prefeitura cria grupo para fiscalização de lixo irregular em São Leopoldo

Equipe tem como objetivo diminuir descarte e intensificar rondas em pontos mais críticos na cidade

Stephany Sander

Grupo já registrou três flagrantes de descarte irregular de resíduos em São Leopoldo

publicidade

Com o objetivo de diminuir o descarte irregular de lixo em São Leopoldo, a prefeitura da cidade, através do Grupamento de Defesa Ambiental da Guarda Civil Municipal e da Secretaria do Meio Ambiente, criou um grupo de trabalho.

Segundo o chefe de fiscalização ambiental, João Chaves, diversos terrenos e espaços públicos são limpos diariamente, mas o volume de lixo acumulado é superior a capacidade que o executivo tem em limpar os espaços. "Além de limpar vamos fiscalizar, intensificando as rondas nos pontos mais críticos de descarte irregular. Os dias e horários serão alternados com o objetivo de flagrar e multar os moradores que cometem esse crime ambiental", explicou ele.

A pena varia entre de 5 a 50 Unidades de Referência Municipal (URM), chegando a multas de até R$ 20 mil e respondendo por processo penal de crime ambiental. "Sofremos também com o descarte de lixo hospitalar e industrial que contaminam o solo, assim como outros produtos que vem prejudicando o meio ambiente na nossa cidade", complementou.

As atividades do grupo de trabalho acontecerão de duas a três por semana em terrenos fixos e também fiscalizando veículos que por vezes descartam lixo. Somente nesta última semana, a equipe de fiscalização de limpeza pública da Secretaria de Serviços Públicos registrou três flagrantes de descarte irregular de resíduos.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895