Prefeitura de Caxias do Sul implantará faixas compartilhadas

Prefeitura de Caxias do Sul implantará faixas compartilhadas

Após análise do locais, haverá sinalização das pistas para informar motoristas e ciclistas

Celso Sgorla

Secretaria planeja ampliar malha cicloviária do município

publicidade

Reivindicação antiga de ciclistas de Caxias do Sul, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) deu início aos estudos para a implantação de faixas compartilhadas para veículos e bicicletas. O uso da bicicleta como meio de transporte foi discutido entre o secretário Cristiano de Abreu Soares e ciclistas em evento organizado pelo Pedala Caxias na semana passada. O grupo entregou abaixo-assinado com 7,5 mil assinaturas, solicitando a implantação das faixas divididas.

Os ciclistas apresentarão à secretaria uma lista com a localização das principais rotas utilizadas na cidade. Após análise da pasta, os trabalhos de sinalização serão iniciados. A intenção é de que sejam instaladas placas informando o compartilhamento da pista, de atenção aos condutores e ciclistas, além da pintura, com a sinalização de uma bicicleta na via. O objetivo é que as primeiras rotas ciclísticas sejam concluídas até o verão, quando o clima quente poderá motivar novos ciclistas.

Em um segundo momento, o projeto prevê que faixas de ruas da área central também sejam compartilhadas. De acordo com o secretário, a medida funcionará como um ensaio e buscará consolidar rotas onde a implantação de futuras ciclovias sejam justificadas pela demanda. Ele destaca que o teste auxiliará nos estudos para que a prefeitura faça investimento certeiro na ampliação da malha cicloviária, implantando espaço exclusivo aos ciclistas em rotas consolidadas para evitar desperdício de recursos e prejuízo ao trânsito.

No segundo semestre deste ano, obras para uma ciclovia de 1,7 quilômetro na avenida Rio Branco, em Ana Rech. No próximo ano, a intenção da secretaria é tirar do papel a implantação de uma ciclovia na rua Luiz Michelon, que deverá ser acompanhada de uma série de melhorias de mobilidade no trecho. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895