Prefeitura de Estância Velha atua na castração de animais resgatados nas enchentes de maio
A ação ocorreu na Associação de Moradores do Lago Azul, que está servindo como abrigo para estes animais; ao todo foram encaminhados 8 cães, sendo 6 machos e 2 fêmeas
publicidade
A Prefeitura de Estância Velha realizou mais uma edição do CastrAção, programa de controle de população de animais. Desta vez, a ação foi focada nos pets resgatados das enchentes de maio. A ação ocorreu na Associação de Moradores do Lago Azul, que está servindo como abrigo para estes animais. No total foram encaminhados 8 cães, sendo 6 machos e 2 fêmeas. O procedimento foi realizado em uma clínica da capital, parceira do Município, que realizou a busca dos animais e também inspeção no local. Os cães foram entregues castrados e chipados.
O programa de castração proporciona o controle populacional de animais domésticos no município e mais saúde aos bichinhos de estimação. A ação é desenvolvida pelo Departamento de Causa Animal, vinculada à Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar, e pelas clínicas veterinárias parceiras. As duas últimas edições registraram o encaminhamento de 75 pets para a castração. "O ideal é continuar mantendo a frequência das edições, para que haja menos animais na rua abandonados, e mais animais saudáveis”, diz o secretário de Segurança, Esporte e Bem-Estar, Renan Mallmann.
O CastrAção, no ano de 2024, encaminhou 342 animais para a cirurgia. O mês que bateu o recorde foi abril, que obteve o número de 77 cães e gatos que passaram pela ação. A ação é realizada pelo menos uma vez ao mês, sempre de forma previamente agendada.