Prefeitura de Esteio flexibiliza restrições e permite funcionamento de estéticas e barbearias

Prefeitura de Esteio flexibiliza restrições e permite funcionamento de estéticas e barbearias

Estabelecimentos só podem atender um cliente de cada vez e devem manter distanciamento mínimo de dois metros

Fernanda Bassôa

Serviço de recepção está proibido

publicidade

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, assinou o decreto nº 6572 determinando que salões de beleza, estéticas e barbearias podem funcionar durante a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, desde que respeitem uma série de demandas. Os estabelecimentos só podem atender um cliente de cada vez, devem manter distanciamento mínimo de dois metros, e os funcionários precisam trabalhar com uso de equipamento de proteção, composto por no mínimo luva e máscara. Além disso, está proibido o serviço de recepção para evitar aglomerações.

O documento foi assinado na terça e, à tarde, profissionais da beleza timidamente abriram as portas, atentos às recomendações. “São restrições rigorosas que buscam assegurar segurança dos clientes e dos funcionários que atuam nestes estabelecimentos”, disse o prefeito.

Apesar da flexibilização, Pascoal reforçou a necessidade de a comunidade aderir ao distanciamento social. “É preciso que as pessoas respeitem as medidas. Que o comércio de serviços essenciais e também aqueles complementares adotem com rigor as medidas de higienização.” 

Segundo ele, o paciente de 79 anos, referente ao caso de coronavírus confirmado no município, teve alta do Hospital de Novo Hamburgo e foi encaminhado para casa. Entretanto, o idoso passou mal, teve complicações no quadro de saúde não relacionadas com a Covid-19 e foi encaminhado ao Hospital São Camilo.

“Pelo menos oito pessoas que tiveram vínculo com o caso confirmado foram submetidas a testes. Sete delas foram descartadas para o contágio e uma pessoa ainda aguarda resposta.” O prefeito diz que Esteio tem 71 casos descartados e 16 suspeitos que aguardam resultado.

Com relação à vacinação dos idosos contra a gripe, a prefeitura segue realizando as incursões nos bairros. Até agora foram imunizados mais de 8,6 mil idosos, o equivalente a 87% da cobertura prevista para esta etapa da campanha.

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895