Prefeitura de Jaguarão altera decreto de situação de emergência que estava em andamento
Segundo o prefeito Rogério Cruz, serão acrescidos alguns ítens no documento devido a enxurrada que atingiu a cidade no início da noite de sábado

publicidade
Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, segue contabilizando os prejuízos causados pela enxurrada que atingiu a cidade neste sábado. Conforme o prefeito Rogério Cruz há um decreto de emergência em vigor em função das chuvas que deve ser alterado. "Iremos acrescentar novos itens no documento, depois da enxurrada de sábado, mas ainda estamos contabilizando os estragos", confirma.
Na manhã desta segunda-feira, escolas e postos de saúde não funcionaram em função das chuvas. Os locais passaram por limpeza e a previsão é que fossem reabertos durante a tarde. O prefeito convocou uma reunião emergencial com a equipe de governo para intensificar as ações voltadas ao enfrentamento dos danos causados pela enxurrada . O evento climático extremo, que resultou na queda de cerca de 140mm de chuva em apenas 1h45min, provocou alagamentos severos, um volume de precipitação sem precedentes na história de Jaguarão.
Desde o momento da chuva, as equipes da prefeitura estiveram nas ruas, realizando obras paliativas e atendendo às inúmeras solicitações de socorro às famílias afetadas pelas inundações. A força-tarefa emergencial incluiu ações de desobstrução de vias, limpeza de bueiros, além de suporte direto às pessoas cujas casas foram invadidas pelas águas.
A prioridade imediata é a assistência humanitária, enquanto as equipes de infraestrutura se dedicam a minimizar os estragos e prevenir novos incidentes. Cruz destacou que, além das ações emergenciais, a prefeitura está elaborando um plano de reconstrução para garantir que a cidade recupere sua normalidade o mais rápido possível.
A segunda-feira também foi dedicada à limpeza de vias públicas e prédios públicos. No bairro Cerro Irmandade, a prefeitura começou a refazer o paralelepípedo arrancado pela força das águas. "Em dois anos tivemos oito decretos de emergência, por isso vamos acrescentar no relatório da defesa civil os prejuízos de sábado", relata.
No início da tarde, o prefeito assinou o documento com as alterações. Ele também decretou a criação de um Comitê de enfrentamento às adversidades climáticas e ambientais no município. O grupo tem objetivo de deliberar sobre atividades de resposta aos desastres climáticos e seus impactos e atuará em conjunto com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil. O comitê tem como suas principais prioridades a preservação de vidas, a eliminação ou mitigação de impactos dos desastres e seus efeitos, a preservação do meio ambiente e de sistemas coletivos.