Prefeitura de Mata assina convênio para restauração e revitalização do pórtico

Prefeitura de Mata assina convênio para restauração e revitalização do pórtico

Ato foi acompanhado entre prefeito Roni Bruning e os secretários Jéferson Saurin e André Kryszczun

Correio do Povo

publicidade

Foi assinado entre a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) e a prefeitura de Mata, região Central do Estado, o convênio da consulta popular para restauração e revitalização do pórtico de acesso do município. No ato, o prefeito municipal Sergio Roni Bruning, acompanhado pelo secretário de Cultura, Turismo e Paleontologia, Jéferson Saurin e o secretário adjunto da Sedactel, André Kryszczun.

A potencialidade turística de Mata, considerada a “cidade da pedra que foi madeira” foi um dos assuntos destacados na reunião, sobretudo, pelo quantidade de fragmentos de madeiras petrificadas desde o período Triássico, com mais de 200 milhões de anos. A cidade conta com 11 pontos turísticos, entre os quais o Museu “Fragmentos do Tempo” com acervo de 2500 peças paleontológicas, sítio paleobotânico em 3 hectares preservados com tronco fossilizado de 15 toneladas, ponte férrea, cascatas e grutas.

A comitiva foi recepcionada pelo diretor de Turismo, Abdon Barretto Filho, que na oportunidade, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), representada pela diretora Renata Horowitz avaliou a tramitação para tombamento de bens na cidade, assim como captação de recursos para fomento turístico na região.

Consulta popular

Desde 1998, o Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular. Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 regiões, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895