A cidade de Nova Santa Rita tem enfrentado desafios financeiros significativos após a diminuição na arrecadação de tributos e os impactos provocados pela enchente de maio. O prefeito Rodrigo Battistella revelou que até outubro de 2024, a prefeitura arrecadou R$ 136 milhões em tributos, enquanto a expectativa era de R$ 162 milhões, resultando em uma diferença de R$ 25 milhões. Segundo Battistella, a principal causa desses números foi a combinação de fatores climáticos, que afetaram a capacidade de geração de receita, além de uma previsão de arrecadação inferior à registrada em anos anteriores.
"Nós acreditamos que a situação climática foi determinante. Vários municípios enfrentam o mesmo problema, e precisamos agir com inteligência", afirmou o prefeito. Battistella detalha que em abril, o valor arrecadado em tributos como ICMS, FPM e ISSQN foi de R$ 1 milhão a mais do esperado, no entanto, após a enchente, o montante foi outro: R$ 10 milhões a menos, nos meses de maio e junho. Apesar disso, o Fundeb, fundo destinado à educação, apresentou resultados positivos, compensando parcialmente as perdas em outras áreas.
Com o objetivo de reequilibrar as contas do município, a administração trabalha em um plano de recuperação financeira, baseado em dois eixos principais: aumento da arrecadação e redução de custos. "Vamos adotar políticas públicas para gerar mais receitas. Nossa equipe já está trabalhando nisso, e todas as secretarias estarão unidas para alcançar essas metas", explicou. Ele destaca que a austeridade, transparência e a ação serão as premissas do governo no próximo ano, reforçando o compromisso com a população e a responsabilidade fiscal.
A prioridade do governo será assegurar os recursos necessários para as áreas de saúde e educação, essenciais para o bem-estar da população. O prefeito garante que, apesar das dificuldades financeiras, essas áreas não serão comprometidas. "Vamos manter os investimentos em saúde e educação, que são as nossas prioridades. Todas as pessoas terão os melhores serviços para nossa comunidade", garantiu.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 será finalizada no fim deste mês, com a inclusão das medidas de recuperação financeira. Uma reunião com representantes da sociedade civil e do governo municipal, está marcada para o dia 9 de dezembro, onde o prefeito apresentará o pacote de medidas para enfrentar a crise fiscal.
"Não temos vergonha de admitir que estamos enfrentando dificuldades. O dinheiro é do povo e nossa missão é organizá-lo de forma responsável para garantir o futuro de Nova Santa Rita. Faremos isso", afirmou Battistella. Ele ressaltou que a colaboração entre a administração municipal e a sociedade será essencial para superar os desafios financeiros e garantir a retomada do crescimento da cidade.
O plano de reconstrução financeira da prefeitura tem como objetivo não apenas equilibrar as contas, mas também garantir que o município possa retomar o caminho do desenvolvimento, com políticas públicas que atendam às necessidades da população, sem comprometer a qualidade dos serviços essenciais.