Prefeitura de Pelotas promove ações de bota-fora contra a dengue

Prefeitura de Pelotas promove ações de bota-fora contra a dengue

A ação faz parte da série de estratégias da campanha Pelotas Contra Dengue e tem como objetivo recolher materiais nos bairros

Angélica Silveira

O bota-fora mais recente ocorreu no bairro Simões Lopes nesta semana

publicidade

Os levantamentos realizados pela Prefeitura de Pelotas apontam que até esta terça-feira foram encontrados 65 focos do mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue e de outras doenças) no município. Desde o início do ano, a cidade contabilizou 71 casos suspeitos, sendo oito confirmados (duas pessoas contraíram a doença em Pelotas e outros seis em outros municípios).

Os bairros com maior incidência de focos são o Fragata, as Três Vendas, a Barragem, a praia do Laranjal e o Centro. Por este motivo, as equipes da Prefeitura realizaram a primeira edição do Bota-Fora da campanha Pelotas Contra a Dengue. A ação ocorreu no bairro Simões Lopes e teve como objetivo recolher materiais e resíduos facilitadores para a reprodução do mosquito.

Nesta quarta-feira, as equipes da Vigilância Epidemiológica devem se reunir para decidir onde será a próxima edição do Bota-Fora, se no Fragata onde há pontos com focos do mosquito ou se vão para outro bairro da cidade. O trabalho no Bota Fora é realizado por funcionário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), que retiram os objetos descartados pela população, realizam roçagem e limpeza do local, além de filtragem de água parada nos meios fios.

Entre as dicas para evitar a proliferação do mosquito está realizar a limpeza de recipientes que ficam com água parada, visando evitar que os ovos do aedes eclodam posteriormente. Também é orientado que as pessoas instalem telas em portas e janelas das casas, para funcionar como barreira de entrada do mosquito e evitem o acúmulo de água principalmente em recipientes como pneus, baldes, bebedouros de animais, vasos de plantas e calhas.

Os principais sintomas de pessoas com dengue são febre alta (acima dos 39°C), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, fadiga, mal-estar, náuseas e manchas vermelha pelo corpo. Em caso de suspeita de dengue, a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895