Cidades

Prefeitura de Porto Alegre cria força-tarefa para agilizar encaminhamentos para Compra Assistida

Uma equipe de contratados do Escritório de Reconstrução realiza ligações para os beneficiados

Escala de ligações para os beneficiados, que já resultou em 1.136 atendimentos desde 18 de novembro
Escala de ligações para os beneficiados, que já resultou em 1.136 atendimentos desde 18 de novembro Foto : Cindy Vitali / PMPA / CP

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), iniciou uma ação de busca ativa com famílias atingidas pela enchente e que foram habilitadas a receber uma nova moradia através do programa Compra Assistida do governo federal. Para agilizar os encaminhamentos e reiterar às famílias o acesso ao benefício, uma equipe de contratados do Escritório de Reconstrução iniciou uma escala de ligações para os beneficiados, que já resultou em 1.136 atendimentos desde 18 de novembro.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, ressalta que o município, ao iniciar essa ação, se importa com o direito à moradia das famílias atingidas pela enchente. “A ideia da busca ativa surgiu porque percebemos que muitas famílias já habilitadas no Compra Assistida não tinham sequer realizado um movimento de procurar à Caixa Econômica Federal.”

As equipes que estão participando da força-tarefa das ligações realizaram um treinamento junto à Caixa para darem todo o suporte e esclarecimento de dúvidas a respeito do programa habitacional. Os trabalhos ocorrem das 9h às 17h.

Compra Assistida - O papel da prefeitura no programa do governo federal é organizar os cadastros das pessoas que são dependentes de programas governamentais e tiveram suas residências destruídas pela enchente de maio. A partir do envio da identificação dos imóveis e moradores para o Ministério das Cidades, cabe à Secretaria Nacional de Habitação a análise e aprovação - ou eventual necessidade de correção - dos cadastros. A última etapa é a escolha do imóvel a ser comprado pela Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 200 mil em nome do morador beneficiado.

Veja Também