Prefeitura de Porto Alegre decide que comportas do Guaíba permanecerão fechadas

Prefeitura de Porto Alegre decide que comportas do Guaíba permanecerão fechadas

Medição aponta hoje 2,90 metros, faltando apenas 10 centímetros para a cota de inundação na área do Cais Mauá

Correio do Povo

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre aponta que o sistema de contenção do Guaíba, totalmente fechado na noite da terça-feira, permanecerá ativado nesta quarta-feira, em decorrência da elevação das águas. A régua instalada no Cais Mauá atingiu a marca de 2,90 metros no início desta manhã - ficando a 10 centímetros da cota de inundação.

As comportas começaram a ser ativadas na segunda-feira. No caso dos portões que costumam ficar fechados, o reforço se deu a partir de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O órgão segue monitorando a situação das áreas ribeirinhas.

Os agentes da Defesa Civil estão de prontidão para atendimentos de emergência e darão sequência às ações preventivas, nas áreas de risco. O órgão renovou o alerta para inundações, em vigor desde o dia 18, e monitora o risco de deslizamentos de encostas até a próxima sexta-feira.

Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 117 pessoas estão acolhidas em abrigos na Capital. Destas, 37 estão na Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros; 32 na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada; e 48 são indígenas residentes do bairro Lami abrigados no Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895