Prefeitura de Porto Alegre encaminhou ao destino final cerca de 12 mil toneladas de resíduos gerados pela inundação
Volume estava acumulado em apenas três locais de descarte temporários e foi levada para aterro em Gravataí
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Conforme o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre, em 10 dias de operação, a empresa contratada para realizar o transporte dos resíduos pós-enchente já encaminhou cerca de 12 mil toneladas para o destino final, um aterro em Gravataí, na região Metropolitana. Este volume estava em apenas três depósitos temporários criados pela prefeitura da Capital e representa a metade do acumulado nestes locais desde o início da força-tarefa de limpeza, em 6 de maio.
De acordo com balanço divulgado nesta semana pelo DMLU, estes três pontos, chamados de "bota-espera", chegaram a acumular, somados, 24,5 mil toneladas de entulho. O maior deles, na Avenida Loureiro da Silva, próximo à Receita Federal, concentrou 11,5 mil toneladas. O terreno da Rua Voluntários da Pátria com a Rua 6, próximo da Arena do Grêmio, recebeu 6,5 mil toneladas, e outras 6,5 mil na Avenida Cairu com a Voluntários da Pátria.
O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker lembra que o município chegou a operar com nove bota-espera. “Nestes locais, caminhões pequenos depositam os resíduos retirados dos bairros, de forma provisória até a coleta pela empresa que envia para o aterro em Gravataí”, explica.
O diretor destaca que algumas das áreas provisórias foram desativadas, e que os três terrenos na área central não recebem novas cargas de resíduos. Hundertmarker cita o bota-espera encerrado em frente ao Gasômetro, que já foi limpo, e que fica ao lado da Receita Federal, já com 50% do volume inicial.
O DMLU estima que a limpeza e desocupação dos três terrenos ocorra em no máximo 45 dias, contudo, a depender do clima e da agilidade das equipes, o trabalho pode ser concluído antes. Já o depósito temporário no Complexo Cultural do Porto Seco, que recebe os entulhos de bairros da zona Norte, terá vida mais longa.
Cerca de 10 mil toneladas estão no local, e uma empresa será contratada para dar mais agilidade à coleta dos entulhos acumulados naquele local. O edital foi publicado nesta semana, e a expectativa da prefeitura é anunciar a vencedora já na próxima semana. O valor projetado para a execução dos serviços de remoção e limpeza da área é de R$ 900 mil.
Até esta quinta-feira, de acordo com o DMLU, 92,2 mil toneladas de entulho foram retiradas das ruas da Capital, o equivale a mais de 40 mil cargas de caminhões. No momento, a força-tarefa concentra esforços na limpeza de ruas da região das Ilhas e da Zona Norte e nas Ilhas.
“O trabalho foi concluído no Centro Histórico e bairros como Cidade Baixa, Praia de Belas e Menino Deus, de modo que remanejamos mão de obra e maquinário para as regiões onde a água baixou por último”, completou o diretor do departamento, que prefere não estimar prazo para o fim destes serviços.