Prefeitura de São Leopoldo é a primeira do RS a aderir ao Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres

Prefeitura de São Leopoldo é a primeira do RS a aderir ao Movimento ElesPorElas da ONU Mulheres

Objetivo é envolver as estruturas do governo e os homens na luta por igualdade

Stephany Sander

O lançamento e a assinatura do Termo de Compromisso aconteceram na manhã desta segunda-feira

publicidade

A prefeitura de São Leopoldo é a primeira do Rio Grande do Sul a aderir ao Movimento Global ElesPorElas (HeForShe) da ONU Mulheres. O lançamento e a assinatura do Termo de Compromisso aconteceram na manhã de segunda-feira, com transmissão nas redes sociais. A adesão ocorreu por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) do município, e tem o objetivo de envolver as estruturas do governo e os homens na luta por igualdade, pelo fim da discriminação e da violência contra as mulheres.

O Termo de Compromisso foi assinado pela secretária Margarete Simon Ferretti, pelo prefeito Ary Vanazzi (PT) e pelo coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas, deputado estadual Edegar Pretto (PT). O parlamentar destacou que a adesão da prefeitura de São Leopoldo ao movimento é um marco importante, pois simboliza a abertura e envolvimento do poder público ao movimento mundial.

“Estou muito feliz por esse momento. A assinatura do termo é um marco que vamos levar para outros municípios do RS, e possivelmente o Comitê Brasileiro do HeForShe levará essa experiência para outros municípios do país”, sinalizou Pretto.

Já o prefeito Ary Vanazzi lembrou a construção de uma grande rede de auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica. "Desde 2005 desenvolvemos uma política intensa voltada às mulheres. Temos também iniciativas nas escolas, com entidades conveniadas e o fortalecimento das instituições da sociedade civil, que dialogam com o poder público municipal, fiscalizam e cobram essa política”, pontuou.

Já a secretária de Políticas para Mulheres, Margarete Simon Ferretti, destacou que o município é pioneiro em incentivo, atenção e cuidado com o gênero. “Nós acreditamos que os homens devem estar conosco neste debate, neste diálogo, nesta luta, para que a gente saia dessa situação de violência contra as mulheres. Continuaremos trabalhando as políticas de gênero na transversalidade com outras secretarias e levaremos adiante o compromisso assinado aqui hoje”, enfatiza.

Entre os compromissos assumidos por São Leopoldo dentro do Movimento ElesPorElas estão: introduzir programas de sensibilização e educação de gênero em escolas, assim como em sedes e departamentos do governo local e, de forma mais ampla, através de campanhas públicas de mudança social; realizar ou incentivar encontros, conferências e eventos especiais destinados a ampliar a consciência da importância dos homens para a igualdade de gênero, bem como a importância do empoderamento das mulheres para um mundo de paz; promover estes movimentos através de meios de comunicação públicos e outros canais de comunicação on-line e off-line; criar estruturas no governo para gestão de políticas públicas para as mulheres; criar e estimular estruturas fiscalizatórias e propositivas de políticas públicas de gênero; e ainda, incluir no orçamento recursos específicos para políticas públicas para mulheres. Prefeituras interessadas em também aderir ao Movimento podem entrar em contato com o Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, pelo e-mail comite.gaucho.elesporelas@gmail.com ou pelo telefone (51) 99199-3641.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895