Prefeitura de São Leopoldo deve assinar em janeiro termo para contratação de detentos

Prefeitura de São Leopoldo deve assinar em janeiro termo para contratação de detentos

Atualmente vários apenados do regime semiaberto já trabalham no município

Stephany Sander

Documento prévio do termo foi apresentado por representantes da Susepe ao prefeito Ary Vanazzi e a os seus secretários

publicidade

Está prevista para janeiro a assinatura do termo de contratação de apenados do regime semiaberto para trabalharem para secretarias e autarquias da prefeitura de São Leopoldo. O documento prévio do termo foi apresentado por representantes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) ao prefeito Ary Vanazzi e a os seus secretários.

Os acordos são homologados pelo judiciário e acarretam em isenção de encargos sociais aos empregadores, além de representar uma oportunidade de recomeço para quem busca uma vida longe da criminalidade.

Atualmente, dos 190 detentos do Instituto Penal de São Leopoldo, 120 já estão trabalhando. Do restante, 20 exercem atividades dentro do presídio, na manutenção e limpeza das galerias e na cozinha. Aqueles que já conquistaram vaga de trabalho fora do instituto saem para trabalhar de dia e retornam para o presídio no final da tarde, para dormir.

O detendo que trabalha recebe até 75% de um salário-mínimo mais 10% de encargo trabalhista. Dentre os apenados dó regime semiaberto estão profissionais experientes como servente de obra, porteiro, mecânico, soldador e operador de empilhadeira, entre outros.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895