Prefeitura de São Leopoldo estuda implantação do aeromóvel

Prefeitura de São Leopoldo estuda implantação do aeromóvel

Empresa realiza estudo e pretende apresentá-lo ao Executivo até o fim do ano

Stephany Sander

Empresa realiza estudo na cidade e pretende apresentar ao Executivo até o fim do ano

publicidade

A Prefeitura de São Leopoldo assinou recentemente um memorando de interesse para a criação de um aeromóvel no município. O documento oficializa a tratativas iniciadas em maio com a empresa Aeromóvel do Brasil para a implementação, em diferentes trechos da cidade, do modal de transporte público que funciona a partir da propulsão pneumática e se utiliza de via elevada para locomoção.

“Existem questões de mobilidade a serem resolvidas e a ideia é que possamos entregar um estudo com várias ideias de trechos até o final deste ano para a Prefeitura”, diz o diretor executivo da Aeromóvel do Brasil, Marcus Coester.

Entre os possíveis trechos estariam uma linha da Unisinos até a estação de mesmo nome do Trensurb, trecho que hoje é feito de ônibus pelos universitários. “Seria muito bom contar com um aeromóvel neste trecho. Os coletivos são bons, mas precisamos descer da plataforma e atravessar a passarela para pegá-los, o que as vezes nos atrasa”, comenta a auxiliar de serviços gerais Marília Fernanda Garcia, que trabalha na instituição de ensino.

Outro ponto a ser contemplado com a novidade seria o Centro do município, bem como o bairro Scharlau. “A intenção é que a operação do aeromóvel converse com os sistemas já existentes, de trem e transporte coletivo. E na modelagem que estamos buscando e estruturando ele não concorre e nem elimina as empresas de transporte”, assegura Coester.

Já conforme o secretário de Serviços Públicos, Sandro Della Mea Lima, responsável pelo setor de Mobilidade Urbana, a implantação do aeromóvel é uma escolha que prioriza a segurança das pessoas no trânsito. "Além da defesa do meio ambiente com a redução das emissões de carbono, dando prioridade para o transporte público e coletivo junto com o avanço tecnológico com a integração multimodal de transporte", define ele.

A tecnologia usada pelo aeromóvel é baseada na propulsão pneumática. O ar é pressurizado por ventiladores estacionários de alta eficiência energética, por intermédio de um duto localizado dentro da via elevada. O ar empurra ou puxa uma placa de propulsão fixada ao veículo, que se movimenta por truque (plataforma sobre rodas de aço) em trilhos. Desta forma, é considerada uma tecnologia limpa e de emissão de poluentes zero.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895