Prefeitura de Santa Cruz do Sul aumenta fiscalização sobre CCs

Prefeitura de Santa Cruz do Sul aumenta fiscalização sobre CCs

Instrução normativa prevê controle de frequência dos funcionários com cargos em comissão

Otto Tesche

publicidade

Os ocupantes de cargos em comissão (CCs) na Prefeitura de Santa Cruz do Sul ficarão sujeitos a um controle diário de frequência e atuação. A nova regra será fixada por meio de instrução normativa em elaboração para estabelecer regras mais rigorosas de fiscalização. A medida ocorre após pressão do Ministério Público quanto à necessidade de mais rigor sobre CCs. O cargo comissionado tem jornada mínima de 40 horas semanais e, caso o servidor seja convocado além desse período, não tem direito ao recebimento de horas extras.

Atualmente, são 109 CCs, em sua maioria indicados políticos, que estão sujeitos à jornada de 40 horas semanais. Diferentemente dos servidores concursados, que são obrigados a registrar frequência por cartão ou livro-ponto, no caso dos CCs o cumprimento da jornada é atestado apenas por meio de declarações assinadas ao fim de cada mês pelos secretários municipais.

Com as novas regras, os titulares das pastas deverão acrescentar a relação com o horário trabalhado em cada dia. No caso de o servidor ter exercido atividades fora da prefeitura ou em horário diferenciado, isso terá que ser justificado. “Os CCs cumprem a jornada, mas hoje não sabemos, por exemplo, o horário que cada um faz. Com a nova regra, vamos poder fiscalizar se ele está efetivamente trabalhando no horário que foi indicado”, explica o secretário de Administração, Vanir Ramos de Azevedo.

A possibilidade de obrigar os CCs a bater ponto foi descartada porque, conforme Azevedo, na maioria dos casos eles cumprem muitas atividades fora do horário de expediente do município, o que geraria ao governo despesa elevada com horas extras. A adoção do controle diário de frequência foi discutido em uma reunião entre procuradores do município e o MP, quando o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, cobrou providências para incrementar a fiscalização sobre a produtividade e assiduidade dos CCs. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895