Prefeitura de Santa Cruz do Sul pretende ceder prédio para hospital veterinário

Prefeitura de Santa Cruz do Sul pretende ceder prédio para hospital veterinário

O imóvel será repassado pelo município para que a Unisc implante o serviço e desenvolva atividades

Otto Tesche

O prédio de 1,8 mil metros quadrados fica às margens da RSC 287

publicidade

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul pretende ceder um prédio 1,8 mil metros quadrados nas margens da RSC 287 para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) implantar um hospital veterinário. A estrutura servirá para abrigar as atividades do curso de Medicina Veterinária da instituição, existente desde o início de 2018. O prefeito Telmo Kirst confirmou a oferta do imóvel no distrito de Pinheiral. 

A construção está avaliada em um R$ 1,2 milhão e abrigou uma fábrica de tripas, entre outros empreendimentos. O prefeito informou que é preciso criar um projeto de lei para realizar a cessão de uso, que pode durar 20 anos e depois ser prorrogada por mais 20. “Estamos oferecendo isso para a Unisc e, em troca, o hospital oferece atendimento médico veterinário para os animais do canil e das pessoas de baixa renda”, explica.

A proposta prevê que o município cederá o prédio e a Unisc participará com os equipamentos. Além disso, as modificações e adaptações da estrutura podem ser feitas por meio de recurso da Câmara de Vereadores. O prefeito sugeriu que o Legislativo leiloe um terreno na rua 7 de Setembro, que não está em uso há duas décadas.

A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, classificou a proposta como uma surpresa positiva. “O local é amplo e muito adequado”, avaliou. Helfer relatou que já reuniu os pró-reitores da instituição de ensino para falar sobre o assunto e que a equipe realiza os encaminhamentos internos para que se avance o mais rápido possível na execução da proposta. 

O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, informou que a intenção do grupo é de que as obras sejam concluídas ainda neste ano. Ele também ressalta que por meio desta parceria, a Unisc oferecerá como contrapartida serviços de castrações, pequenas cirurgias e atendimentos emergenciais aos animais resgatados pelos órgãos da prefeitura.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895