A Prefeitura de Santa Maria já contabiliza 244 famílias cadastradas no primeiro mês de operação do programa Aluguel Social, que assegura o aluguel de um imóvel no valor de até R$ 1,2 mil por mês durante um ano para as famílias que ficaram desabrigadas em função da enxurrada que atingiu a cidade em maio. Segundo a prefeitura, todas as famílias que foram acolhidas em abrigos do município já estão em novas residências através do programa.
Atualmente, 135 famílias possuem um contrato de locação vigente firmado com proprietários/imobiliárias e residem em um novo lar. Além delas, outras 110 famílias estão à procura de um imóvel. Cerca de 80% destes contratos são de antigos moradores da Vila Canário, no bairro Itararé, onde um deslizamento de terra vitimou duas pessoas, destruiu três casas e atingiu inúmeras outras residências no dia 1º de maio.
A prefeitura também auxiliou no transporte de 39 mudanças de famílias para as novas moradias. Ao todo, o programa Aluguel Social contempla moradores de 11 bairros e quatro distritos. A distribuição de fichas para atendimento referente ao Aluguel Social ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, na sede da prefeitura.
Para se tornar beneficiário, cada requisição passa por análise de um comitê técnico para, após o aceite, ocorrer o cadastro. Com o atestado, cada família pode dar andamento aos trâmites contratuais da locação isentos da responsabilidade de arcar com custos de caução ou fiador.