Prefeitura de Santa Maria promove obras de conservação do Clube Caixeiral

Prefeitura de Santa Maria promove obras de conservação do Clube Caixeiral

Os trabalhos começarão com a colocação de tapumes no entorno do prédio nesta segunda-feira

Agostinho Piovesan

Prédio que é tombado como patrimônio histórico do município, foi inaugurado em 1926

publicidade

Iniciam nesta segunda-feira, os trabalhos de conservação do prédio do Clube Caixeiral Santamariense, tombado como patrimônio histórico do município e que foi inaugurado em 1926. Haverá, paralelamente, a avaliação de objetos de valor artístico/histórico que estão no local.

A prefeitura realizará intervenções com o objetivo de garantir a segurança dos pedestres e a preservação da edificação. As ações foram alinhadas em audiência judicial entre o município e a Administração Judicial, já que o trabalho é necessário e o clube não possui verba para fazer as intervenções. Segundo o procurador-geral do município, Guilherme Cortez, os recursos investidos pelo Executivo nesta etapa deverão ser ressarcidos pelo clube, conforme o acordo. “O município, ao assumir estes trabalhos, garante a segurança da população, bem como da preservação do patrimônio histórico e cultural e, embora sejam ações que o próprio Poder Público exigia do clube, em contribuição ao juízo, e para evitar problemas maiores, entendeu-se pela execução emergencial das medidas”, disse Cortez.

Os trabalhos são realizados pela empresa BK Construções LTDA. Inicialmente, serão colocados tapumes no entorno do prédio. A Administração Judicial tomará as providências para garantir o acesso da empresa à edificação.

Na semana passada foi discutida a necessidade da retirada de objetos de valor artístico/histórico que estiverem no interior do prédio. A avaliação destes bens será feita a partir desta terça-feira, pela Secretaria de Cultura, Administração Judicial e Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic). A retirada dos itens está prevista para ser realizada a partir de 1º de agosto, na presença dos responsáveis pela análise dos objetos.

Em junho deste ano, a prefeitura e a Administração Judicial realizaram uma vistoria técnica do Clube Caixeiral, que gerou um relatório. Este documento fomenta as medidas emergenciais que a edificação precisa. Com o começo do serviço, será possível realizar uma vistoria na estrutura do prédio, que deverá gerar um laudo de estabilidade estrutural, bem como de projeto de estabilidade das paredes e da laje do clube.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895