Prefeitura de Uruguaiana entrega a primeira casa revestida com caixas de leite recicladas

Prefeitura de Uruguaiana entrega a primeira casa revestida com caixas de leite recicladas

Objetivo da ação é manter o interior das residências aquecido durante o inverno

Fred Marcovici

Primeira entrega de moradia com vedação integral foi na quarta-feira

publicidade

O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Uruguaiana, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural e a ONG Corações do Bem, promoveu a primeira entrega de moradia com vedação integral, nesta quarta-feira. Foram utilizadas caixas de leite recicladas voltadas ao revestimento de casas.

A catadora e aposentada Dorvalina dos Santos Freitas, de 65 anos, foi beneficiada com a ação. Para Dorvalina, os benefícios foram além do revestimento: a residência localizada no antigo lixão municipal aumentou e recebeu uma nova área, com paredes de compensado, contra piso e um telhado novo. “Agora sim posso dizer que moro numa casa”, comentou. Ela vive com os netos Christopher, Lucas e Moisés. “Esse projeto significa mais do que revestir casas e proteger os cidadãos do frio. Significa dignidade. É motivo de orgulho para a comunidade de Uruguaiana”, salientou o prefeito Ronnie Mello. A próxima casa revestida será a da vizinha de Dorvalina, na área onde era localizado o antigo lixão.

Por meio do programa de ressocialização de apenados desenvolvido pela prefeitura e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), detentos da cidade auxiliaram no revestimento da casa com o material reciclado. Já na expansão da residência, a matéria-prima é fornecida pela administração municipal e a mão de obra cedida pela ONG Corações do Bem. O objetivo da ação é manter o interior das residências aquecido durante o inverno. O processo chega a alterar em até oito graus o interior da casa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895