Prefeitura estima finalizar recolhimento de entulhos da enchente até sexta-feira em Canoas

Prefeitura estima finalizar recolhimento de entulhos da enchente até sexta-feira em Canoas

Até agora 311 km de ruas foram limpas com a retirada de 600 mil metros cúbicos de resíduos, o equivalente a 320 mil toneladas de lixo extradomiciliar

Fernanda Bassôa

A Operação Limpeza contou com o serviço de 611 equipamentos, entre caminhões e retroescavadeiras

publicidade

A Prefeitura de Canoas concluiu no domingo o recolhimento de entulhos oriundos da enchente nos bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande. Agora, nestas localidades se inicia o processo de limpeza fina, com varrição hidrojateamento, desobstrução de bicas de lobo e lavagem das ruas, envolvendo cerca de 400 garis e ao menos 20 caminhões. A expectativa, segundo informou o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda, é que até sexta-feira sejam recolhidos resíduos e entulhos de todas as ruas da cidade, com a finalização da primeira fase da Operação Limpeza sendo concluída junto aos bairros Harmonia e Mathias Velho.

“Até agora foram limpos 311 km de ruas com a retirada de 600 mil metros cúbicos de resíduos, o equivalente a 320 mil toneladas. Acreditamos que até o fim da semana este volume aumenta para 400 mil toneladas com a finalização do serviço.” Segundo ele, em um pouco mais de 60 dias de Operação Limpeza foram utilizados 611 equipamentos, entre caminhões, retroescavadeiras e caminhões-garra. Lacerda explica que o montante de entulhos retirados dos bairros ainda está sendo levado para os pontos de transbordo dentro da cidade.

“Finalizada a primeira etapa da Operação Limpeza e dado início a etapa de varrição e lavagem das ruas, nós esvaziaremos os pontos de transbordo e encaminhando o lixo (restos de móveis, como guarda-roupas, camas, armários, colhões e diversos outros utensílios de casas) para aterros fora da cidade. A maior dificuldade, conforme o secretário, foi se deparar com a quantidade de rejeitos espalhados pelas ruas. “Foi uma projeção que jamais se imaginou, Canoas foi a cidade que teve mais moradias atingidas pelas águas. Metade da cidade foi alagada, cerca de 180 mil pessoas. Por isso a operação foi difícil e complexa.” Com a finalização da primeira etapa da Operação Limpeza, o sentimento de Lacerda é de dever cumprido.

“Acreditamos que, após a drenagem e secagem das águas dos bairros, o recolhimento dos entulhos seja uma importante fase do início da reconstrução da cidade de Canoas.” Para limpar a cidade, a Prefeitura firmou dois contratos. Um no valor de R$ 90 milhões e um segundo estimado em R$ 160 milhões. Os valores são pagos por hora efetivada.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895