Cidades

Prefeitura identifica uso incorreto de contentores de lixo

Locais serão monitorados e pessoas identificadas fazendo uso incorreto dos equipamentos poderão ser responsabilizadas e multadas

Contentores de lixo, localizados na Colina da Lagoa, foram alvo de descarte irregular
Contentores de lixo, localizados na Colina da Lagoa, foram alvo de descarte irregular Foto : Prefeitura de Lagoa Vermelha / Divulgação / CP

A Prefeitura de Lagoa Vermelha identificou o uso inadequado de contentores de lixo, localizados na Colina da Lagoa. Mesmo com a sinalização adesivada nos equipamentos indicando os resíduos permitidos, foram encontrados materiais descartados de forma irregular, como galhos, que não são recolhidos pela empresa responsável pela coleta.

Um outro ponto monitorado está localizado no final da avenida Presidente Vargas, onde, semanalmente, equipes de limpeza precisam atuar devido ao acúmulo de lixo depositado fora dos contentores ou de materiais não permitidos, como entulhos. Diante da recorrência, os locais passam a ser monitorados, e pessoas identificadas fazendo uso incorreto dos equipamentos poderão ser responsabilizadas.

A administração municipal reforça a importância do uso correto dos contentores, que seguem um sistema de cores para facilitar a separação dos resíduos. Os contentores pretos são destinados ao lixo orgânico, como restos de alimentos e materiais biodegradáveis, enquanto os azuis devem receber o lixo seco, composto por materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal.

Para garantir o bom funcionamento do sistema, é necessário manter as tampas sempre fechadas, evitando o acúmulo de água da chuva e a proliferação de odores. Também não é permitido mover os contentores de seus locais de instalação, devendo permanecer agrupados. A empresa responsável pela coleta, em parceria com a Prefeitura, realizará um remapeamento dos pontos para ampliar a eficiência do serviço.

A Prefeitura alerta ainda que embalagens de agrotóxicos não são recolhidas pela coleta regular de lixo. Conforme determina a legislação, esses materiais devem ser devolvidos às empresas responsáveis pela comercialização, garantindo o descarte ambientalmente adequado.

Frequência da coleta

A coleta de resíduos orgânicos ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras nos bairros, enquanto na área central é realizada diariamente. Já o recolhimento do lixo seco acontece nas terças, quintas e sábados nos bairros, também com coleta diária no centro, sempre em horários distintos.

Ecoponto atende a comunidade

O Ecoponto de Lagoa Vermelha, localizado na rua Maria Luiza Nunes, funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. No local, a população pode descartar corretamente móveis, óleo de cozinha usado, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e outros utensílios domésticos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 99941-5076.

Veja Também