Prefeitura reúne as 51 famílias beneficiadas com moradias do governo federal em Nova Santa Rita
Município foi um dos primeiros do RS a entregar à União a documentação das famílias que perderam suas casas durante a tragédia climática
publicidade
O Rio Grande do Sul enfrentou em maio deste ano a maior tragédia climática do Estado, afetando milhares de famílias, incluindo centenas de moradores da cidade de Nova Santa Rita. Após cinco meses das fortes chuvas, a primeira lista com as 51 famílias beneficiárias foi aprovada pela União, conforme anúncio feito pelo prefeito Rodrigo Battistella. Uma reunião com as famílias, cujas moradias foram completamente condenadas pela Defesa Civil e que foram beneficiadas pelo programa "Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução", financiado pelo Fundo de Arrecadamento Residencial, aconteceu no Centro de Eventos Olmiro Brandão para detalhamento do benefício e esclarecimento de dúvidas.
O encontro contou com a participação do prefeito Rodrigo Battistella, do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Juliano Furquim, e do superintendente executivo de habitação da Caixa Econômica Federal no Vale do Sinos, Ricardo Daros. Segundo Battistella, nesta primeira fase, 51 famílias que tiveram suas moradias destruídas ou completamente interditadas em decorrência da calamidade pública.
De acordo com o secretário Furquim, cada unidade familiar poderá escolher um imóvel no valor de até R$ 200 mil. "A Caixa Econômica Federal será responsável pela operacionalização do programa e pela viabilização da oferta de imóveis", diz. O superintendente da instituição bancária, salienta que o beneficiário terá isenção de toda documentação do imóvel. "Tudo é pago pelo governo. O imóvel precisa estar regularizado, averbado e sem nenhuma dívida". O Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução não contempla compra do terreno para construção da moradia. Cada pessoa tem até 18 meses para usar o recurso. O investimento totaliza mais de R$ 10 milhões.
O prefeito Battistella salienta que Nova Santa Rita é uma das cidades da Região Metropolitana com o maior número de pessoas contempladas. "Isso é resultado de um trabalho ágil, técnico e eficiente da nossa equipe, que agiu rapidamente, indo de casa em casa para fazer o levantamento e os laudos."