Prefeitura recolhe cerca de 200 quilos de fios sem uso em mutirão em bairro de Santa Maria

Prefeitura recolhe cerca de 200 quilos de fios sem uso em mutirão em bairro de Santa Maria

O cronograma de ações segue nos dias 17 e 18 deste mês, na Rua General Neto; desde o início dos mutirões, já foram retirados mais de 4 toneladas de fios

Correio do Povo

Força-tarefa da prefeitura percorreu ruas do bairro Dores nesta terça e quarta-feira

publicidade

A Prefeitura de Santa Maria recolheu mais de 200 quilos de fios de internet, de telefonia e de TV a cabo em desuso, em trechos do bairro Dores. O serviço ocorreu na Rua Pedro Londero esquina com a Rua Humberto de Campos, atravessando a Avenida Dores em direção à Alameda Buenos Aires, na terça-feira. Já nesta quarta-feira, as equipes trabalharam em 90% da extensão da Alameda Buenos Aires, no mesmo bairro.

O serviço não pôde ser concluído totalmente na Alameda devido à chuva. Uma nova data será agendada para a continuidade da retirada neste trecho. O cronograma de ações segue nos dias 17 e 18 deste mês, na Rua General Neto. Com essa quantia, a força-tarefa chega a mais de 4 toneladas de fios em desuso retirados de postes das principais vias da cidade desde o primeiro mutirão.

Participam da ação as empresas do ramo de telecomunicações que compartilham o uso dos postes da RGE Sul. Cada provedora ou sua representante técnica é responsável pela retirada da fiação de internet, telefonia e TV a cabo que não estão mais em uso. Segundo a prefeitura, o objetivo do mutirão é retirar fios em desuso e alinhar os remanescentes visando diminuir riscos de acidentes e tornar a cidade mais limpa visualmente

O material recolhido é considerado lixo tecnológico, portanto, é repassado pela Prefeitura a uma recicladora. A empresa que não comparecer será multada em R$ 15 mil, proposição feita pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em junho de 2023.

Próximas ações previstas:

SETEMBRO

  • 17 e 18 – Rua General Neto (Avenida Fernando Ferrari até a esquina da Avenida Medianeira)

OUTUBRO

  • 8 e 9 – Avenida Borges de Medeiros (em toda a extensão Centro-Bairro)
  • 22 – Avenida Liberdade (trecho da Rua Venâncio Aires à Rua Aristides Lobo)

NOVEMBRO

  • 5 e 6 – Rua Manoel Mallmann Filho – Bairro Nova Santa Marta

DEZEMBRO

  • 10, 11 e 17 – Avenida Medianeira

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895