Prefeituras auxiliam famílias atingidas por cheias em Alvorada, Canoas e Sapucaia

Prefeituras auxiliam famílias atingidas por cheias em Alvorada, Canoas e Sapucaia

Pelo menos 30 famílias precisaram ser realocadas na região alvoradense

Fernanda Bassôa

publicidade

Pelo menos 30 famílias dos bairros Nova Americana, Americana, Sumaré e Maria Regina, na cidade de Alvorada, foram realocadas em casa de parentes entre sábado e este domingo, em Alvorada. De acordo com a Prefeitura, os arroios ainda estão subindo, devido ao acúmulo de água no Gravataí.

Nas últimas 24h, choveu aproximadamente 30mm. Conforme a gestão municipal, algumas famílias permanecem em suas residências e recebem lonas e paletes. Em Canoas, o coordenador da Defesa Civil informou que o rio do Sinos está baixando e que a tendência, caso não haja mudança na direção do vento, é de que a água beixe ainda mais até esta segunda-feira. “As águas estão descendo, mas não estão represando, o que facilita a vazão. Entretanto, o acesso à comunidade que vive na Praia do Paquetá ainda só pode ser feito de barco.”

Em Sapucaia do Sul, a prefeitura colocou em prática o Plano de Contingência contra a cheia do Sinos, provocada pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Dois abrigos já estão prontos para receber famílias, caso estas sintam necessidade de deixar suas residências.

O nível do Rio do Sinos, no trecho de Sapucaia, marcava 5.14 metros na tarde deste domingo, sendo que o estado de alerta para a Defesa Civil é quando o rio chega a marca dos 5 metros. De acordo com a assessoria de comunicação da Administração, o acumulado de chuva das últimas 24 horas foi de 44,5 mm e, segundo a Prefeitura, existe alerta de risco de enchente especialmente nos bairros Fortuna e Carioca, considerados áreas de risco. Até o momento nenhuma das famílias quis sair das suas casas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895