Premiação da Assembleia Legislativa destaca atuação das Guardas Municipais no RS

Premiação da Assembleia Legislativa destaca atuação das Guardas Municipais no RS

O deputado estadual Delegado Rodrigo Zucco foi o proponente do prêmio e citou que equipar e valorizar os agentes municipais é uma conquista de toda a população

Rodrigo Thiel

Guarda Municipal de Porto Alegre, criada em 1892, foi uma das 45 homenageadas na 1ª edição do Prêmio Práticas de Excelência na Segurança Pública no Rio Grande do Sul

publicidade

As 45 cidades gaúchas que possuem agentes de Guarda Municipal receberam na tarde desta segunda-feira uma homenagem no 1º Prêmio Práticas de Excelência na Segurança Pública no Rio Grande do Sul. A atividade foi realizada no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, e foi proposta pelo deputado estadual Delegado Rodrigo Zucco, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais.

Em seu discurso, o deputado citou que equipar e valorizar os agentes municipais de segurança pública é uma conquista de toda a população. “Em todos estes municípios que possuem Guarda Municipal, os índices de criminalidade foram reduzidos. Temos agentes devidamente treinados e preparados. Sem dúvidas, temos no RS umas das melhores guardas do Brasil. Isto é um ganho para todos os gaúchos”, destacou.

Zucco contou ainda que está alinhando junto ao Governo do Estado um projeto para que o Executivo possa investir nas Guardas Municipais a partir de valores do ICMS. Recentemente, através de um projeto de autoria do deputado que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, as guardas foram inseridas no Programa de Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), permitindo que a iniciativa privada também contribua no seu aparelhamento. “Mais de 6,5 milhões de gaúchos são atendidos por guardas municipais nestas 45 cidades. Isso demonstra a importância que esse assunto está recebendo aqui”, completou Zucco.

A premiação contou com a presença de diversas autoridades entre deputados federais, estaduais, prefeitos, secretários de Segurança Pública e representantes de entidades de classe do RS. O ato serviu também como uma homenagem ao Dia Nacional da Guarda Civil Municipal, celebrado no dia 10 de outubro.

Irmão do deputado estadual Delegado Zucco, o deputado federal Luciano Zucco também esteve presente na homenagem e ressaltou que o agente da Guarda Municipal precisa ser visto como um membro da segurança pública, ser bem remunerado e contar com uma boa estrutura. “Os guardas municipais são quem estão em contato com a sociedade a vida inteira. O policial militar ou o policial civil muitas vezes podem ser transferidos. Mas é o guarda municipal quem faz parte daquela sociedade, que inicia o seu trabalho e muitas vezes se aposenta conhecendo a sua comunidade, o seu bairro. São mais de 5 mil municípios no nosso país e apenas 20% possuem Guarda Municipal. Aqui no RS, dos 497 municípios apenas 46 possuem. Precisamos aumentar esse número”, finalizou o deputado federal.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895