Presidente eleito da Famurs, Luciano Orsi, convida para a posse no dia 6 de junho

Presidente eleito da Famurs, Luciano Orsi, convida para a posse no dia 6 de junho

Prefeito de Cambo Bom ficará à frente da entidade até 2024 e substituirá Paulinho Salerno em evento que ocorrerá em Restinga Sêca

Correio do Povo

Luciano Orsi é prefeito de Campo Bom, no Vale dos Sinos

publicidade

Eleito novo presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para a gestão 2023/2024, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), visitou a sede do Correio do Povo nesta quarta-feira. A posse da nova diretoria acontece no dia 6 de junho, integrando a programação do 41º Congresso de Municípios do RS que ocorrerá em Restinga Sêca, cidade do prefeito da gestão anterior, Paulinho Salerno.

Acompanhado do futuro coordenador-geral da Famurs, Professor Nado, Orsi comentou sobre os desafios de assumir o cargo a frente da entidade. “Será um período de muitas pautas, como a dos pisos salariais nacionais, principalmente, a dos enfermeiros, que estão deixando os prefeitos de ‘cabelo em pé’”, comentou. O presidente da Famurs anunciou que estará com ouros chefes de Executivos municipais de todo país para debater o tema.

Os gestores defendem um recálculo por parte do Ministério da Saúde para os repasses aos municípios, já que algumas administrações receberam menos que o esperado para pagar o piso dos profissionais até dezembro deste ano. “O repasse foi um terço do valor que se prevê necessário. O orçamento fica muito apertado”, reiterou Orsi.

O prefeito de Campo Bom destacou o papel da Famurs durante o período mais severo da pandemia da Covid-19. “Eu era presidente da Associação de Municípios do Vale do Rio dos Sinos, a Amvars, tivemos muitos debates da Federação entre cidades-Estado e Estado-cidades, foi muito importante naquele momento”, ressaltou.

Um dos compromissos de Orsi é estar presente em encontros em cada região gaúcha para acompanhar as situações in loco. “Vamos fazer eventos no interior do Estado. Muitos municípios se sentem esquecidos. Pela grande quantidade de demanda que um prefeito tem, às vezes, não consegue se reunir com representantes de outras cidades daquela região. É o que eu pretendo fazer, com a ajuda do Professor Nado”, adianta o presidente da Famurs, que visa auxiliar os gestores que precisam de capacitação para captar determinados recursos.

O 41º Congresso de Municípios do RS acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho, no Hotel Recanto Business Center, na Estrada Recanto Maestro, em Restinga Sêca, na região Central do Estado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895