O público que acompanha a 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado acompanhou o lançamento do documentário “Sem estradas, com bravura: a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na maior enchente do Brasil”. A produção original foi assinada pelos policiais rodoviários federais Davi Fernandes e Mateus De Paula.
A sessão especial ocorreu no Teatro Elisabeth Rosenfeld e apresentou registros da enchente de 2024 no Rio Grande do Sul, que paralisou rodovias e mobilizou forças de segurança em todo o Estado. O filme reúne depoimentos de policiais rodoviários federais e de moradores que relatam a luta pela sobrevivência e o empenho para salvar vidas em meio à lama e às chuvas.
Durante o período, além da fiscalização das rodovias, a PRF esteve presente em comunidades isoladas e em diferentes frentes de atendimento, buscando garantir assistência e mobilidade nas áreas afetadas. Um ano após a tragédia, o documentário transporta os espectadores para os cenários ainda em reconstrução, mostrando como a atuação da corporação foi além das estradas.
Durante o festival, a PRF também promoveu atividades de educação para o trânsito e uma exposição de viaturas. “Este documentário mostra uma das grandes bandeiras que a PRF tem. Nós temos uma verdadeira obsessão, que é a proteção da vida. Segurança pública ninguém faz sozinho, mas com integração e união de esforços. No momento em que o Rio Grande do Sul vivia, isso foi ainda mais importante, porque era uma união de todo o povo e de todo o Estado em defesa da vida”, afirmou o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira.