Primeiro dia de greve mobiliza profissionais da enfermagem do Instituto de Cardiologia

Primeiro dia de greve mobiliza profissionais da enfermagem do Instituto de Cardiologia

Categoria alega atraso no pagamento de salários e recolhimento do FGTS

Felipe Samuel

Instituto de Cardiologia quitou parte dos salários na última terça-feira

publicidade

O primeiro dia de greve de profissionais da enfermagem do Instituto de Cardiologia (IC) de Porto Alegre foi marcado pela instalação de um piquete nesta sexta-feira em frente ao hospital, na avenida Princesa Isabel, no bairro Santana. Por conta do atraso de salários e do recolhimento do FGTS, a categoria decidiu paralisar os serviços até segunda-feira, quando uma nova assembleia decidirá pela continuidade do movimento. O IC informa que quitou na terça-feira os salários de quem recebe até R$ 3,2 mil. O restante da folha da enfermagem deve ser pago atéo final do dia.

Integrante da coordenação de greve, Simone Podlasinski afirma que os atrasos dos salários são frequentes e geram descontentamento entre os profissionais. Técnica de enfermagem do IC, Simone avalia que a greve teve adesão da categoria, com impacto no atendimento do hospital. A direção do IC, no entanto, informa que os serviços não foram afetados pela greve. “Eles sempre vão dizer que está funcionando normalmente. Espero que nenhum paciente fique desassistid. E que eles tenham conseguido remanejar as pessoas e prestar assistência”, afirma.

Representantes do Sindisaúde também destacaram os constantes atrasos no pagamento dos salários. O presidente da entidade, Julio Jesien, explica que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) repassou recursos para o IC. “Existe previsão de entrada de dinheiro extra do município, ou seja, esse dinheiro não vai existir no mês que vem. Aliás, vai faltar, porque eles têm uma contratualização e têm que entregar uma quantidade de serviços. E eles não vão entregar essa quantidade. Então ao invés de ter valor a mais, que é o valor que vai entre hoje, não vai ter, vai diminuir”, ressalta.

A direção do IC informa que existe a previsão de quitar o restante da folha de enfermagem até o final desta sexta-feira. A prefeitura repassou R$ 1.221.526,58 ao Instituto de Cardiologia. O IC informa que os recursos são referentes ao mês de março. Até o final da próxima semana, a expectativa é acertar toda a folha salarial. O IC informa ainda que aguarda recursos prometidos pela bancada gaúcha federal, cujo prazo máximo é outubro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895