Programa Água Limpa da Creluz garante funcionamento de 204 poços comunitários em Pinhal

Programa Água Limpa da Creluz garante funcionamento de 204 poços comunitários em Pinhal

Projeto foi criado em 2002 e mais de 25 mil pessoas já foram beneficiadas

Agostinho Piovesan

Programa é financiado com verba social da própria cooperativa

publicidade

Ao completar 20 anos desde sua implantação, o Programa Água Limpa da Cooperativa de Geração e Distribuição de Energia (Grupo Creluz), com sede em Pinhal, no Norte do Rio Grande do Sul, chega à marca de 204 poços comunitários ligados. O programa é financiado com verba social da própria cooperativa e, por meio dele, os associados que residem em determinada localidade recebem gratuitamente toda a estrutura de rede para alimentar os poços artesianos comunitários.

Segundo o presidente da Creluz, Elemar Battisti, mais duas comunidades foram beneficiadas, em Frederico Westphalen, num total de 131 famílias. “Nos 36 municípios da área de abrangência da nossa cooperativa, o número de 204 poços ligados chega a 202 e, com isso, estamos levando mais saúde e qualidade de vida à milhares de pessoas”, disse.

A Creluz também realizou a entrega, para lideranças locais e associados das comunidades de Castelinho e Barra do Braga, dos projetos de ligação de mais dois poços artesianos por meio do Programa Água Limpa. Com o atendimento de mais estas duas demandas, já são 12 poços ligados pelo programa social somente em Frederico Westphalen.

Battisti afirma que nos últimos anos a cooperativa está dando prioridade às demandas relacionadas ao abastecimento de água para o consumo humano e animal, socorrendo muitas propriedades e granjas rurais em toda a sua área de atuação. “A Água Limpa surgiu da base, sendo uma sugestão do quadro social elaborada e aperfeiçoada pela direção e técnicos da Creluz e que deixa um legado histórico de contribuição para a melhoria dos índices de saúde e qualidade de vida da região, afinal, água potável na torneira previne inúmeras doenças e contaminações”, destaca.

O Programa Social Água Limpa foi criado com o objetivo de apoiar associações comunitárias de poços artesianos, localizados na área de atuação da cooperativa, visando melhorar a qualidade de vida da população, levando saúde e bem-estar às famílias da região. Para ser contemplada a comunidade deve ser ligada à Creluz. Desde a sua criação, em 2002, já foram atendidas pelo programa, mais de 25.000 pessoas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895