Programa de Inspeção Municipal irá valorizar a produção de Uruguaiana

Programa de Inspeção Municipal irá valorizar a produção de Uruguaiana

Ação integra o Programa Cidade Empreendedora, lançado há 45 dias

Fred Marcovici

publicidade

Integrando o Programa Cidade Empreendedora, lançado há 45 dias pelo município de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do RS, encontra-se o aprimoramento da gestão pública e das compras governamentais, estimulando a aquisição de bens e serviços de empresas da região. Neste âmbito, está o desenvolvimento do Programa de Inspeção Municipal, que entre outras ações, inclui-se a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O sistema padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a qualidade e a segurança agroalimentar.

“A iniciativa atende a solicitação das agroindústrias do município, que precisam do SISBI-POA para vender seus produtos para além das fronteiras municipais. Uruguaiana já possui o SIM (Sistema de Inteligência de Mercado), em que o produtor rural pode comercializar dentro do município, agora queremos qualificar os produtores, passando por todo um processo de inspeção”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana, a empresária Luciana Reis.

O Sebrae forneceu a consultoria da médica veterinária Fabiana de Freitas, que na cidade realizou o diagnóstico. “Será feito um levantamento do que já existe e, a partir disso, montaremos um plano de ação, além de prestarmos todo o acompanhando para que o município consiga o acesso ao SISBI. Será realizado um plano de trabalho com cronograma de execução, em combinação com a prefeitura e com a disponibilidade de pessoal e de recursos financeiros do SIM”, conclui a gestora de projetos do Sebrae RS Mônica Guimarães.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895