Programa Fila Zero quer acabar com lista de espera de consultas especializadas em Caxias do Sul

Programa Fila Zero quer acabar com lista de espera de consultas especializadas em Caxias do Sul

Iniciativa ocorre no próximo sábado e no dia 7 de novembro

Celso Sgorla

Foram agendados, antecipadamente, quatro pacientes por hora para cada especialidade

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de Caxias do Sul realiza no próximo sábado, dia 24, o programa "Fila Zero", o qual objetiva eliminar a lista de espera de consultas especializadas. O Centro Especializado e Saúde (CES) estará aberto das 7h às 13h com atendimentos de reumatologia, cardiologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia.

Foram agendados, antecipadamente, quatro pacientes por hora para cada especialidade. Também serão realizados os exames de eletrocardiograma e espirometria. Já em 7 de novembro, serão agendados pacientes para reumatologia, neurologia adulto, cardiologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, esse é o primeiro passo para diminuir um problema histórico no município. "Hoje, temos 54.962 pessoas aguardando uma consulta com especialista e mais 17.122 esperando por exames. Vamos iniciar esse programa visando zerar as filas para todas as especialidades. Sabemos que esse é um problema que não iniciou hoje, porém, foi agravado durante a pandemia".

Ainda conforme Castro, as especialidades foram escolhidas conforme demanda reprimida, as quais possuem a seguinte fila de espera: reumatologia - 2.704 pessoas, cardiologia - 2.733, ortopedia - 550, dermatologia - 3.255, endocrinologia - 1.239, otorrinolaringologia - 3.381 e gastroenterologia - 2.090.

O secretário informa que além de expandir a estrutura disponível no Centro Especializado e Saúde está sendo estudado com os hospitais uma força-tarefa para zerar as filas para exames. Hoje, os com maior demanda reprimida são ressonância magnética, com 4.032 pessoas aguardando, e colonoscopia, com 2.007 pacientes na fila.

"O Fila Zero já é um programa permanente do município. Vamos avaliar se permaneceremos com atendimento extra aos sábados ou se estenderemos o horário de atendimento durante a semana. O Poder Público está fazendo a sua parte. É importante que os usuários agendados façam a sua também e compareçam, evitando faltas", solicita Castro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895