Programa habitacional entrega casas para 116 famílias de baixa renda em Santa Cruz do Sul

Programa habitacional entrega casas para 116 famílias de baixa renda em Santa Cruz do Sul

As obras começaram em outubro de 2018 por meio do Programa Minha Casa Minha Vida

Otto Tesche

Cada residência tem 45,31 metros quadrados

publicidade

Com o investimento total previsto em R$ 25.634.584,00 nas obras de construção, 116 famílias de Santa Cruz do Sul começaram a realizar nos últimos dias o sonho da casa própria com o início da ocupação das primeiras moradias no Loteamento Mãe de Deus, no bairro Santuário. Cada residência tem 45,31 metros quadrados e possui dois quartos, banheiro, sala e cozinha integrada. Além disso, as residências contam com aquecimento solar, luz e rede de esgoto.

As obras começaram em outubro de 2018 por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, realizado com recursos do governo federal e executado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Habitação, e Caixa Econômica Federal (CEF). O projeto prevê a construção de 400 residências no bairro. A expectativa é de que as demais 284 unidades do loteamento, que ainda estão em construção, sejam entregues nos próximos meses se o tempo colaborar. “Não temos como estabelecer ainda uma data, mas acreditamos que muito em breve vamos poder sinalizar este ato. Acreditamos que até o fim deste ano, já que elas estão 90% concluídas”, disse o secretário de Habitação, Marcelo Corá.

As famílias contempladas foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Habitação, seguindo critérios de necessidade. “As famílias beneficiadas são oriundas de áreas de risco, de alagamentos, vivem em situação de insalubridade ou de pobreza extrema, algumas são beneficiárias do aluguel social. Foi feito um levantamento muito minucioso e técnico para se chegar a estas pessoas”, explicou Corá.

A instalação do Loteamento Mãe de Deus ocorreu em uma área de cerca de 246 mil metros quadrados, junto à BR 471, próximo ao Santuário de Schoenstatt. A obra em Santa Cruz do Sul é a única no Rio Grande do Sul entre os condomínios com 3.233 unidades habitacionais repassados nos últimos dias pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a famílias de baixa renda de sete estados brasileiros. No total, o sonho da casa própria foi realizado para cerca de 13 mil pessoas no país. Os investimentos federais somam, em todos os residenciais, mais de R$ 321,8 milhões.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895