Projeto amplia número de partos normais em hospital de Bento Gonçalves

Projeto amplia número de partos normais em hospital de Bento Gonçalves

Município registra cerca de 156 nascimentos por mês

Celso Sgorla

Projeto Parto Adequado foi implantado no Hospital Tacchini em abril de 2017

publicidade

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, que atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênio e particulares, está vivendo, há mais de dois anos, uma nova realidade, após a implantação do projeto Parto Adequado.

Proposto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvement (IHI), o projeto foi aplicado no Hospital Tacchini em abril de 2017 e, desde então, desenvolve uma série de ações com o objetivo de diminuir a quantidade de cesarianas desnecessárias e, por consequência, as internações na UTI Neonatal.

Os números apontam que depois do início do projeto os partos normais, que antes era de 56%, hoje chega a 71% no grupo de pacientes Robson. A classificação Robson é baseada em seis itens, a partir de informações que geralmente já são colhidas nos serviços, registradas nos prontuários e importantes à prática clínica.

Mensalmente, a Instituição registra uma média de 156 nascimentos. “Estamos chegando ao final da segunda fase do projeto Parto Adequado e sem dúvida, obtivemos ganhos consideráveis quando se fala em assistência ao parto. Hoje, nossas equipes assistenciais falam aquilo que as futuras mamães querem e precisam ouvir e agem em sintonia para proporcionar aquele parto que é o mais adequado para a gestante e seu bebê”, reconhece a médica obstetra Liane Xavier Domingues, gestora do Processo Materno Infantil no Hospital Tacchini.

O Centro Obstétrico do Hospital Tacchini, dispõe de 5 quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), com banheiro, iluminação natural e personalizada, sendo um com banheira. Conta ainda com sala de acolhimento, consultório, sala de Ecografia, duas salas cirúrgicas e sala de recuperação anestésica.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895