Projeto da Nova Orla de Guaíba prevê a criação de um ambiente mais sustentável, moderno e inovador

Projeto da Nova Orla de Guaíba prevê a criação de um ambiente mais sustentável, moderno e inovador

O novo Píer, a primeira obra do projeto, é uma construção contemporânea, cujo formato preserva a história e identidade do local

Fernanda Bassôa

A proposta é implantar um novo conceito arquitetônico, um modelo de operação e linhas de fomento financeiro que incentivem as áreas de interesse em diversos segmentos

publicidade

O projeto da Nova Orla da cidade de Guaíba, apresentado aos moradores locais pela primeira vez em audiência pública realizada nesta semana pela Prefeitura de Guaíba, prevê a modernização do espaço em um trecho de 1,5 quilômetro, entre o antigo Mercado Público até o Saladeiro São Geraldo. O projeto, que deve acontecer em três etapas, está em fase final de elaboração pela Fundatec. Nele constam o mapeamento do território, com indicativos socioeconômicos, potencialidades geradoras de desenvolvimento econômico e perspectivas turísticas para a Nova Orla.

A proposta visa implantar um novo conceito arquitetônico e modelo de operação, assim como linhas de fomento financeiro que incentivem as áreas de interesse em diversos segmentos. O prefeito de Guaíba, Marcelo Maratana, conceitua a ideia como um grande projeto de turismo, de forma a exaltar a beleza que existe na cidade, do Guaíba, qualificando os espaços disponíveis, fazendo a conexão da cidade com a Ilha do Presídio, com o Mercado e o Catamarã. “Essa conexão toda nos interliga, nos comunica. É preciso que o guaibense acredite e se sensibilize com a proposta, pois trata-se de um projeto sustentável e moderno, voltado para a inovação. Temos aqui o Berço da Revolução Farroupilha e o Caminho das Oliveiras. Nossa cidade se torna ainda mais atrativa.”

Maratana diz que neste primeiro encontro, da apresentação da primeira fase do projeto, contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que trouxe a experiência e os desafios da construção da Orla do Guaíba, na capital. O novo píer da Orla do Guaíba, entregue na quarta-feira, é a primeira obra que integra este grande projeto. Com investimento de mais de R$ 2 milhões aportado pelo Governo do Estado e R$ 753.464,73 de contrapartida do município, o novo Píer é uma construção totalmente nova, cujo formato remete ao antigo espaço preservando a história e identidade do local.

“O Novo Píer é o elo de ligação, que faz parte do projeto do turismo. Descendo da Escadaria 14 de Outubro, onde se encontra a história do município e faz justamente essa ligação com o Guaíba, em direção à Ilha do Presídio. É o primeiro equipamento público, já dentro do projeto da Nova Orla que está sendo entregue”, destacou o prefeito Marcelo Maranata. Segundo o prefeito, plenárias, encontros e audiências serão realizadas com diversos segmentos da sociedade já no início do próximo ano a fim de ouvir todos os setores para escolher a uma modelagem ideal, bem como a viabilidade financeira. “A primeira etapa será consolidada através de Parceria Público-Privada (PPP).”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895