A ONG Habitat para a Humanidade Brasil vai restaurar 50 moradias na comunidade Villa Costaneira, em Eldorado do Sul, município da região metropolitana de Porto Alegre. O projeto faz parte da Resposta a Desastres da organização, que também está atuando em dois bairros de Porto Alegre, após as enchentes causadas pelo desastre socioambiental em função das chuvas e inundações no Rio Grande do Sul em maio de 2024.
As intervenções incluem reparos em estruturas comprometidas pelas enchentes, como telhados, pinturas, redes elétricas, paredes, pilares, vigas e esquadrias (portas e janelas). As obras contam com apoio da ONG Gerando Falcões, que também está atuando no estado.
“Nesse sentido, promover o direito a uma habitação saudável e resiliente é o que nos move a executar este projeto de melhoria, em uma região que agora tanto precisa da nossa atenção e acolhimento”, disse Mohema Rolim, gerente de Programas da ONG Habitat para a Humanidade Brasil.
A principal fonte de renda das famílias da Villa Costaneira provém da coleta de materiais recicláveis, do trabalho como empregadas domésticas e de benefícios sociais, como o Bolsa Família. No Brasil, segundo o Recicla Sampa, cerca de 800 mil pessoas vivem da reciclagem, sendo a maioria mulheres e pessoas negras ou pardas.