Projeto Help oferece acolhimento emocional na Estação Mercado, em Porto Alegre

Projeto Help oferece acolhimento emocional na Estação Mercado, em Porto Alegre

Ação Vida sobre Trilhos acontece de forma rotativa, em diversas estações

Correio do Povo

Voluntários do Help entregam cartinhas aos passageiros que transitam pela estação de trem escolhida para a ação da semana.

publicidade

Usuários do transporte público por trem se depararam, neste sábado, com a ação Vida sobre Trilhos, realizada pelo Projeto Help, na Estação Mercado da Trensurb. A iniciativa tem foco em dar apoio a quem enfrenta transtornos psicológicos. Voluntários, que também já foram atendidos pelo projeto, entregavam cartinhas do projeto a quem passava no local, com o lema “não te julgo, te ajudo”.

A coordenadora do Help em Porto Alegre, Fabiana Martens, aguardava no chamado "Canto do Desabafo", montado pela equipe na saída da estação de trem, para conversar com quem sentisse necessidade. "Nós ouvimos a pessoa. Muitas vezes ela tem família, mas ninguém a escuta. A gente consegue, aqui, ter uma conversa bem feita", detalhou a representante do projeto.

O analista de dados Christopher Silveira passava pela Estação Mercado com amigas e foi apresentado ao Help. "Eu achei muito interessante, porque aqui pega as mais variadas pessoas e, atualmente, é super importante, o pessoal está, cada vez mais, com problemas psicológicos e não tem apoio", afirmou. Ele ainda enfatizou a importância de ir além da campanha Setembro Amarelo. "A gente só lembra disso em setembro, mas creio que tem que ter ações durante o ano", avaliou.

A coordenadora do projeto explicou que o local das ações, que circulam pelas diferentes estações, é divulgado sempre previamente, possibilitando que as pessoas interessadas possam procurar os voluntários. O projeto Help também atende pelo telefone nacional (11) 4200-0034. Na internet, a iniciativa está no Instagram @help.fju e ainda no site projetohelp.com.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895