Projeto Help passa pela Estação Novo Hamburgo da Trensurb

Projeto Help passa pela Estação Novo Hamburgo da Trensurb

Iniciativa que acolhe a pessoas em vulnerabilidade emocional esteve no Vale dos Sinos neste sábado

Correio do Povo

Natália é a coordenadora do Projeto Help em Novo Hamburgo

publicidade

Parceria iniciada em outubro do ano passado, o Projeto Help voltou, neste sábado, a uma estação da Trensurb para atender e ouvir pessoas com ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outros problemas de saúde mental. Desta vez, a ação aconteceu em Novo Hamburgo, onde cerca de 200 mensagens motivacionais foram entregues aos usuários do metrô em apenas duas horas, na atividade chamada de Vida sobre Trilhos.

Como de costume, foi disponibilizado o “Cantinho do Desabafo”, em que voluntários promovem uma escuta qualificada, de quem já passou por situações semelhantes e, recuperados, podem auxiliar as pessoas dedicando apoio emocional. Segundo a coordenadora do projeto em Novo Hamburgo, Natália Chaves de Oliveira, a mobilização na estação foi importante. “Fizemos uma estratégia diferente: algumas pessoas deixaram nomes e contatos de conhecidos com problemas de saúde mental, porque muitos têm dificuldades para contarem suas histórias, para podermos ligar posteriormente”, explicou.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas em todo o planeta sofrem de depressão. A cada 40 segundos, uma pessoa, no mundo, tira a própria vida. E o Rio Grande do Sul, historicamente, é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes.

A ação deste sábado foi a 28ª desde o início da parceria com a Trensurb. Ao longo deste período, 7,5 mil usuários do metrô já foram atendidos em seis municípios. Ao todo, 115 pessoas foram atendidas no Cantinho do Desabafo e mais de 150 voluntários participaram das atividades.

O projeto Help disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone e WhatsApp, por meio do número nacional (11) 4200-0034.

Estão programadas ações nas estações até o fim de junho, sempre aos sábados, das 10h às 12h:

29 de abril, na Estação Mathias Velho (Canoas)

6 de maio, na Estação Sapucaia

13 de maio, na Estação Mercado (Porto Alegre)

20 de maio, na Estação Canoas

27 de maio, na Estação São Leopoldo

3 de junho, na Estação Novo Hamburgo

10 de junho, na Estação Mathias Velho (Canoas)

17 de junho, na Estação Sapucaia

24 de junho, na Estação Mercado (Porto Alegre)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895