Projeto Help realiza ação na Estação São Leopoldo

Projeto Help realiza ação na Estação São Leopoldo

Ação Vida sobre Trilhos leva apoio para quem enfrenta problemas emocionais

Correio do Povo

publicidade

As novas edições da ação Vida sobre Trilhos, do projeto Help, nas estações da Trensurb, têm estimulado que cada vez mais pessoas com problemas emocionais busquem ajuda junto aos voluntários que distribuem cartinhas com mensagens de superação e conversam com o público. Na manhã deste sábado, a iniciativa foi realizada na estação de São Leopoldo, sendo disponibilizado o “Cantinho do Desabafo”, onde quem estava necessitando de apoio emocional foi acolhido.

A próxima atividade do projeto Help será realizada no próximo sábado, dia 22, na Estação Novo Hamburgo, sempre das 10h às 12h. O atendimento também é feito através do telefone da central do projeto (11) 3200-0034 ou pelo perfil @help.fju na rede social Instagram, pois muitas pessoas abordadas acabam retornando o contato dias depois.

“O objetivo do Help é estender a mão às pessoas que precisam de ajuda. A gente aborda muito sobre a saúde emocional, por que muitas pessoas hoje têm depressão, crises de ansiedade, pensamentos negativos e ruins até de tirar a própria vida”, contou a coordenadora do Help em São Leopoldo, Jennifer Ingrid Prates de Almeida. “Nosso objetivo é dar um ombro amigo”, emendou.

De acordo com ela, as pessoas que desabafam falam de abusos, trauma, complexos e problemas familiares, perdas na família. “Muitas pessoas passam por essas situações e a gente quer poder dar um acalento para elas. Tanto que a gente também disponibiliza o abraço da superação”, relatou. “A gente usa bastante essa dinâmica do abraço da superação porque tem trazido muitos bons resultados”, avaliou.

Jennifer Ingrid Prates de Almeida disse ainda que os próprios voluntários conversam sobre as próprias experiências e como superaram os problemas emocionais. “É possível vencer, não é uma luta perdida, pois enquanto há vida ainda existe esperança”, assegurou.

“Eu acho que é fundamental a pessoa se sentir acolhida, saber que alguém pensa nela e que quer ajudar e gosta dela”, acrescentou, lembrando que muitas têm vergonha de expor seus problemas e “até mesmo medo de contar a situação para a família situação por que podem julgar ou criticar”. A coordenadora do Help em São Leopoldo enfatizou que o projeto tem um lema: “eu não te julgo, eu te ajudo”.

A ação Vida sobre Trilhos do projeto Help acontece sempre aos sábados desde outubro do ano passado em parceria com a Trensurb, atingindo milhares de pessoas que utilizam o trem. A atividade em São Leopoldo foi a 26ª edição desde o começo da iniciativa. Depois de Novo Hamburgo no próximo dia 22, os voluntários vão atuar na estação Mathias Velho, em Canoas, no dia 29 deste mês; na estação de Sapucaia do Sul, no dia 6 de maio; na Estação Mercado, em Porto Alegre, no dia 13; na estação Canoas, no dia 20; e novamente na Estação São Leopoldo, no dia 27.

Em seguida mais uma vez na estação de Novo Hamburgo, no dia 3 de junho; de novo na estação Mathias Velho de Canoas, no dia 10; na estação de Sapucaia do Sul, no dia 17, e encerra na estação Mercado, de Porto Alegre, no dia 24 de junho. Nas duas primeiras ações de 2023, nas estações Mercado e Canoas, foram 2,9 mil pessoas alcançadas e 23 atendimentos no Cantinho do Desabafo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895