Projeto "O Trânsito e Eu" é retomado em Pelotas

Projeto "O Trânsito e Eu" é retomado em Pelotas

Objetivo da ação é oferecer educação para o trânsito seguro junto as escolas do município

Angélica Silveira

A inauguração da minipista ocorreu na sede da concessionária Renault, na BR 116 e contou com a presença de autoridades e convidados

publicidade

Após dois anos suspenso em função da pandemia de coronavírus, foi retomado na manhã desta quarta-feira o projeto “O Trânsito e Eu”. Criado em 2012 a ação já educou mais de 260 mil alunos em oito cidades brasileiras.

Em Pelotas, a iniciativa que envolve prefeitura, Ecosul e Instituto Renault tem como objetivo oferecer educação para o trânsito seguro junto as escolas do município. O projeto é voltado a crianças de 7 a 11 anos que são estudantes do ensino fundamental. A ação começa dentro das salas de aula, com materiais abordados por educadores de forma lúdica e divertida, apresentando noções básicas de segurança e convivência no trânsito. Serão oferecidas aulas práticas na minicidade construída para as crianças, onde elas vão praticar o que aprenderam em sala de aula, participando como passageiros, pedestres, ciclistas.

A inauguração da minipista ocorreu na sede da concessionária Renault, na BR 116 e contou com a presença de autoridades e convidados. “O projeto é um orgulho para nós, pois lida com segurança viária e educação de crianças, que vem até a nossa sede onde tem a minipista e os carrinhos elétricos. Os nossos colaboradores fazem uma apresentação passando conceitos de segurança no trânsito e depois simulamos a vida real no trânsito, então tem pedestres, ciclistas, motoristas e pessoas com dificuldades de locomoção. O projeto traz conceitos de cidadania para um trânsito mais seguro”, destaca o diretor-superintendente da Ecosul, Fabiano Medeiros.

Na retomada da atividade marcada para os primeiros dias de junho, cerca de 40 crianças frequentarão a minipista por semana. Os minicarros elétricos foram doados pelo Instituto Renault, que esteve representado por diretor de pós-venda do grupo Nissul Gala Marcelo Puyo. “Esta parceria já existe há bastante tempo, com trabalhos nas revendas, nos colégios públicos de conscientização para as crianças São futuros condutores que o grupo está contribuindo para se tornarem motoristas prudentes”, enfatiza.

Para a prefeita Paula Mascarenhas, que esteve na solenidade, o projeto vem a somar com o foco do seu segundo mandato que são as crianças e também a segurança pública. “É um projeto para que elas conheçam as regras, para que o trânsito seja um espaço harmonioso de convivência e as nossas crianças da rede municipal participam. Ele tem muita afinidade com o que pensamos e com o que viemos desenvolvendo na cidade como o Pacto Pelotas Pela Paz, com os nossos projetos de prevenção a violência. Eu coloco a prefeitura a disposição para que cada  vez mais possamos incluir as crianças neste projeto tão relevante”, finaliza.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895