Projeto proporciona o encontro de detentas com seus filhos em Santa Maria

Projeto proporciona o encontro de detentas com seus filhos em Santa Maria

Iniciativa foi realizada no Centro de Convivência da Polícia Federal

Renato Oliveira

publicidade

Dez detentas e vinte crianças e adolescentes participaram, nesta sexta-feira, de mais uma ação do Projeto Inspira, que tem como foco integrar mães detentas do regime fechado com seus filhos. "São vários anos que a mãe não conversa pessoalmente com o filho e o projeto acaba proporcionando o encontro," afirma o delegado da Polícia Federal, com sede em Santa Maria, Getúlio Jorge de Vargas.

O encontro entre as detentas e seus filhos ocorreu no Centro de Convivência da Polícia Federal, localizado na avenida Hélvio Basso, região Oeste do municipio. Primeiro chegaram as mães em um ônibus da Susepe e depois as crianças em uma Van. "É um momento de emoção,” destacou a agente da Policia Federal, Renata Cauduro, que observava uma mãe que, praticamente, não conhecia a filha. “A última vez que as duas se encontraram, a menina tinha dois anos e hoje ela está com oito anos de idade”, comentou a agente.

O Projeto Inspira, coordenado pela Policia Federal, com apoio da Susepe e outros órgãos de segurança, tem a participação de alunos e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Durante a sexta-feira, serão desenvolvidas atividades pedagógicas e de entretenimento. Ao meio-dia, todos participarão de um almoço. O projeto é viabilizado através de destinação de verbas oriundas de penas alternativas, como acordos e multas judiciárias, por parte da Vara de Execuções Criminais Regional e contribuição de órgãos públicos como a Policia Rodoviária Federal, Policia Civil, Brigada Militar, Exército, Receita Fedederal e Prefeitura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895