Projeto que cria gerência de proteção contra cheias é enviado pela Prefeitura à Câmara de Porto Alegre
Proposta também cria 36 funções gratificadas e um cargo de comissão, além de uma nova distrital do Dmae no Extremo-Sul de Porto Alegre
publicidade
Um projeto que prevê a criação da gerência de proteção contra cheias, que será responsável pela coordenação de ações preventivas, foi enviado pela Prefeitura de Porto Alegre à Câmara de Vereadores. O texto trata das atividades do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e prevê a criação de 36 funções gratificadas e de um cargo de comissão.
A proposta foi enviada pela Prefeitura na última sexta-feira e, conforme o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, faz parte de uma mobilização que planeja o futuro da Capital, especialmente na prevenção de enchentes, como a que atingiu a cidade em maio. “Queremos garantir que a cidade estará preparada, dentro das suas capacidades, para resistir às eventuais novas cheias do Guaíba”, afirma.
Além da nova gerência, o projeto cria, ainda, a Distrital Extremo-Sul, que vai coordenar as ações operacionais na região, absorvendo parte da demanda da Distrital Sul. Segundo dados do Dmae, a região Extremo-Sul representa mais de 50% da demanda por serviços de água e 30% de esgoto cloacal atendida pela Distrital Sul.
O projeto prevê, por fim, a instituição de uma gerência de contratos, com intuito de aumentar o controle sobre os prazos de mais de 500 contratos vigentes, além da criação de um Centro de Operações Integradas, com status de diretoria, unificando as ações do Centro de Controle e do Centro Supervisório do Dmae.