Projeto quer acolher pessoas em situação de rua em espaços comunitários

Projeto quer acolher pessoas em situação de rua em espaços comunitários

Ação visa contar com a força e solidariedade dos inúmeros grupos que distribuem marmitas à noite pelas ruas

Celso Sgorla

Projeto é desenvolvido pela FAS e pela Smapa

publicidade

Caxias do Sul está implementando o projeto Todos na Mesa, desenvolvido pela Fundação de Assistência Social (FAS) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), que visa contar com a força e solidariedade dos inúmeros grupos que distribuem marmitas à noite pelas ruas. A proposta do projeto é inverter o que culturalmente vem sendo feito. Em lugar de ir às ruas distribuir alimentos, o objetivo é levar as pessoas em situação de rua para dentro de espaços comunitários.

A intenção é que, além de uma refeição com dignidade, tenham também acesso ao atendimento de suas demandas nas demais áreas que necessitam de intervenção ou participação da assistência social, como documentação, encaminhamento para casas de passagem ou para serviços de saúde, e reingresso ao mercado formal de trabalho, entre outros serviços.

A presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira, explica que o projeto acontecerá com o auxílio de voluntários. “Essa proposta vem a partir do olhar e preocupação do município com este público, estimulando as secretarias envolvidas a unir esforços, solidariedade e experiência dos grupos voluntários já atuantes, organizando e aprimorando as ações voltadas a este público”, explica. Interessados em auxiliar podem entrar em contato com Valder Schulze pelo telefone (54) 99106-0060.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895