Projetos do Interior terão concurso de arquitetura

Projetos do Interior terão concurso de arquitetura

Estado lançou os certames do Iconicidades para propostas de intervenção em Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo

Correio do Povo

Plano de Pelotas envolve restauro e ocupação da antiga sede do Banco do Brasil

publicidade

O governo do Estado lançou nesta segunda-feira cinco concursos públicos de arquitetura com o objetivo de selecionar propostas de intervenção em espaços apontados pelos cinco municípios beneficiados pelo projeto Iconicidades. Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo passaram pela primeira etapa, na qual indicaram um espaço arquitetônico simbólico em seu território, além de uma proposta de uso do local para iniciativas que estimulem o empreendedorismo, a criatividade e a inovação. O Executivo gaúcho lançou agora os editais pelos quais chama escritórios de arquitetura de todo o país a apresentar propostas para cada um dos lugares.

Os termos de referência que norteiam os concursos foram elaborados em parceria entre o Estado, as prefeituras e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS). A avaliação das propostas apresentadas será feita por arquitetos independentes contratados especificamente para participar das comissões julgadoras. O governador Ranolfo Vieira Júnior destacou que o projeto é mais uma forma de o Estado apoiar os municípios, estimulando o empreendedorismo, a inovação e a permanência dos gaúchos no RS.

A proposta de Pelotas envolve a edificação anexa à antiga sede do Banco do Brasil – prédio tombado pelo Iphan – e plano de ocupação do local. O edital do concurso foi publicado nesta segunda-feira. Conforme a prefeita Paula Mascarenhas, o projeto é transformador para a cidade por envolver o último grande prédio do Centro Histórico ainda não recuperado. Além de restaurar o casarão, será possível instalar o Centro de Gastronomia da Fecomércio. “Com essa parceria, vamos fomentar a geração de emprego e renda, a formação de estudantes e entrar de vez na questão da economia criativa.”

Em Rio Grande, a proposta abrange a qualificação e preservação paisagística de zona de proteção ambiental por meio da criação do Ecoparque Turístico Molhes da Barra, que unirá preservação e infraestrutura turística. O edital sai amanhã. “Estamos apostando no futuro e acredito que, além de uma das maiores obras de engenharia do mundo, os Molhes da Barra poderão ser também vetores de atração de turistas para Rio Grande e toda a região”, disse o prefeito Fábio Branco.

Em Santa Maria, o projeto é de requalificação do antigo Clube dos Ferroviários, por meio da recomposição da volumetria da edificação, tombada pelo Iphae, do restauro de elementos tombados e da proposição de novas edificações anexas. O edital será publicado na sexta-feira. Em Cachoeirinha, a proposta é requalificação da Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez, por meio da melhoria dos espaços da edificação histórica e de novas obras e a requalificação das avenidas Beira-rio e general Flores da Cunha. A publicação do edital será em 9 de maio. Em São Leopoldo, com edital para o dia 11 do próximo mês, o projeto envolve a constituição de complexo cultural englobando a reconstrução do setor que ruiu e o restauro do espaço da Casa da Feitoria/Museu do Imigrante – tombada pelo Iphae –, proposição de edificação anexa, tratamento paisagístico e elaboração de diretrizes para futuro parque.

Após os concursos, o governo do Estado contratará as equipes vencedoras para realização dos projetos executivos e complementares. Depois, os municípios receberão os projetos completos para então cumprirem com a contrapartida de execução das intervenções propostas e a implementação.

 

*Com informações da correspondnete Angélica Silveira


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895