Qualidade dos serviços de repavimentação é aprimorada com novo centro tecnológico em Canoas
A iniciativa vai contribuir para elevar os padrões de qualidade dos trabalhos, garantindo eficiência dos serviços de forma inovadora e inteligente

publicidade
A partir de agora será possível realizar testes avançados nos reaterros e repavimentações das obras de saneamento executadas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) junto ao Laboratório de Análises de Solos e Asfalto, inaugurado em Canoas. A iniciativa vai contribuir para elevar os padrões de qualidade dos trabalhos, garantindo eficiência dos serviços prestados à população de forma inovadora e inteligente. A expectativa é de que cerca 400 análises sejam realizadas mensalmente neste centro de pesquisa, dobrando a quantidade que é feita atualmente em um laboratório parceiro. O laboratório de Canoas atenderá as regiões Metropolitana e Litoral.
O processo é complementar aos ensaios realizados ainda em campo, e começa com a coleta de amostras no local das intervenções para posterior envio às análises. Equipado com tecnologia de ponta, o laboratório permite um estudo detalhado de diversos materiais utilizados nas obras (como brita, areia e asfalto), além da classificação dos solos para garantir que as fundações estejam em conformidade com as normas técnicas vigentes.
Também são avaliados parâmetros como umidade, distribuição dos grãos de um solo, nível de compactação, densidade, entre outros. Após essa investigação é que será definida a matéria-prima adequada para cada tipo de intervenção. O diretor de operações da Corsan, José João da Fonseca, destaca a importância de contar com uma estrutura deste porte para o sucesso dos projetos de engenharia e de serviços. “Entender a particularidade dos terrenos em que a Corsan vai intervir é fundamental para garantir a excelência da operação e resultados cada vez mais confiáveis na recomposição dos pavimentos”, comenta.
Ele ressalta, ainda, que esse controle tecnológico vai aprimorar a estabilidade e durabilidade dos solos. “Por meio dos testes, também identificaremos possíveis problemas, agindo rapidamente nas correções. Além de garantir a qualidade dos materiais e a segurança estrutural das vias repavimentadas, o processo vai reduzir os transtornos com retrabalhos”, conclui.