Mais de R$ 14 milhões em recursos da Prefeitura, de financiamentos e de emendas parlamentares serão usados em obras de requalificação da infraestrutura de Pelotas. A prefeita Paula Mascarenhas assinou contratos que beneficiam a população de diversas regiões do município, tanto na mobilidade quanto no bem-estar, nas práticas de atividades esportivas, na distração, no descanso, no entretenimento e no lazer.
Serão beneficiadas áreas como a Avenida Fernando Osório, da praça Palestina e de várias áreas verdes da cidade em bairros como Getúlio Vargas, Vila Princesa e Cohabpel. Os projetos serão executados por diversas empresas, contratadas mediante licitações, e contarão com acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). As obras atenderão diversos setores e vão fazer a diferença para a qualidade de vida da população.
A maior intervenção será na Avenida Fernando Osório, onde a obra terá oito quilômetros de extensão em dois sentidos (totalizando 16 quilometros), entre a rua José Pinto Martins e a BR 116. Serão realizadas pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização viária horizontal e vertical, recuperação de ciclovia entre a rua Osmar Schuch e avenida Leopoldo Brod. O investimento é de pouco mais de R$ 12,3 milhões, com recursos oriundos do BRDE, Finisa e Município. A obra deve durar oito meses.
Já na Praça Palestina as obras serão concentradas no quadrilátero entre as ruas Álvaro Chaves/Bento Martins e Doutor Cassiano/Voluntários da Pátria. Serão colocadas quadras poliesportivas, basquete, beach tênis, playground, pista de atletismo, academia ao ar livre, passeios públicos, iluminação e espaço Pet. O investimento é de pouco mais de R$ 1,4 milhão, com recursos de emendas estadual e livre. A obra terá duração de seis meses e terá a participação da Secretaria do Esporte e Lazer Rio Grande do Sul e Ministério da Fazenda Federal.
Na praça do Coahbpel localizada na rua Guilherme Wetzel o investimento é de pouco mais de R$ 114,8 mil em academia ao ar livre, espaço Pet, pista para caminhada, iluminação em LED. O dinheiro foi destinado de uma emenda parlamentar federal e o prazo da intervenção é de 60 dias. Já na Praça do bairro Getúlio Vargas R$ 165,4 mil serão investidos em playground, quadra esportiva, pista para caminhada, iluminação em LED. O recurso também é de emenda federal e o prazo da obra é de dois meses. Na praça Basílio Gama, R$ 20 mil serão usados na recuperação de equipamentos existentes, implantação de novos e de brinquedos naturalizados. O prazo da intervenção é de seis meses.
Nas praças Basílio Gama, da Caixa D’Água no bairro Três Vendas, Feyes Habeiche, Irmão Fernando de Jesus, Travessas Cinco e Onze, na quadra da Associação dos Moradores da Guabiroba, na Aratiba serão investidos R$ 170 mil na recuperação dos equipamentos que já existem e colocação de novos. Por fim, a praça Ronna receberá investimentos de R$ 150 mil, na recuperação de equipamentos existentes, implantação de novos e complementação de infraestrutura de iluminação.