Durante essa terça-feira, dia 1º, o barbeiro Tailor Coppes, de 41 anos, dono do salão Studio Coppes, na rua da República, precisou improvisar o trabalho com seus clientes no lado de fora do seu estabelecimento em função da falta de energia desde às 17h30min desta segunda-feira. Na esquina da rua com a avenida Praia de Belas, na Praça Cônego Marcelino, em frente ao Santuário Santo Antônio Pão dos Pobres, uma árvore de grande porte, que caiu logo após o início do temporal, está ocupando o espaço. A previsão para volta de luz na região é apenas quinta-feira. Esse é um dos relatos de pessoas afetadas pelo transtorno causado após as chuvas em Porto Alegre, que registrou 54 bloqueios de vias por quedas de árvores após o temporal, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
De acordo com os moradores, a CEEE Equatorial não conseguiu caminhão munck, veículo utilizado para operações e transportes pesados, para a retirada dos galhos e para arrumar os fios. “Essas árvores já estão condenadas há muito tempo. Eles não vêm arrumar. Se olhar os galhos, está tudo apodrecendo”, diz Tailor. Ele aponta para uma outra árvore próxima ao estabelecimento onde trabalha: “essa aqui, a hora que inventar de cair, se cair inteira, vai estragar todo o salão. Eles não não vêm arrumar, nada pode. Aí quando acontece isso, é acidente”. Tailor até tentou, por conta, cortar os galhos. “Pedi permissão para usar a motosserra, e a Defesa Civil disse que eu não posso cortar. Então não corto e ninguém faz”, lamenta.
Com uma vela na mão, Maria Vieira Benedette Costa, 66 anos, mostra-se indignada com a situação. “É uma vergonha”, diz. A moradora do 10º andar do prédio de número 422, na avenida Praia de Belas, está sem luz desde às 17h30min, e ouviu três estouros vindo de postes na região durante o temporal de ontem. “Em mais de 40 anos que moro aqui, nunca demoraram tanto para arrumar. Eles vão pagar o estrago das coisas que a gente vai perder? Já tive que botar gelo no meu freezer pra não estragar as carnes”, relata.
Adriana Gomes, proprietária da Tabacaria Praia de Belas e lotérica Brilho da Sorte e também moradora da região, conseguiu um gerador por meio de um grupo de lotéricas, para seguir trabalhando. “Já perdi tudo na enchente, fiquei muito tempo sem trabalhar, agora não vou ficar, me recuso”, diz.
- Porto Alegre: bairro próximo à Arena tem residências com telhados arrancados pelo temporal
- Temporal derruba parte de muro de núcleo prisional sobre casa reconstruída após incêndio em Porto Alegre
- Viamão atende moradores atingidos pelo temporal
- Eldorado do Sul decreta emergência após temporal causar diversos estragos
Quedas de árvores bloquearam ruas
Na rua São Carlos, próximo à Ramiro Barcelos, no bairro Floresta, uma árvore de grande porte bloqueava toda a rua nesta tarde. A queda chegou a atingir o carro do morador da residência número 275, mas o veículo foi retirado do local. Outro caso semelhante podia ser visto na avenida Amazonas, esquina com a rua Arabutã, no bairro São Geraldo, onde outra árvore de grande porte bloqueou a rua e estava com a raíz exposta. O aposentado César Toso, morador do prédio à frente da árvore, estava na janela do seu apartamento no momento do temporal e observou a árvore caindo. "Pensei que as janelas viriam abaixo", diz. Ninguém ficou ferido.
O morador também tem reclamações quando a falta de cuidado com as árvores da região. "É um absurdo, você pede pra prefeitura vir cortar, e eles não vêm".
VÍDEO | Na avenida Amazonas, esquina com a rua Arabutã, bairro São Geraldo, outra árvore de grande porte bloqueia a rua e tem a raíz exposta.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) April 1, 2025
Ninguém foi ferido.
📹Leticia Pasuch pic.twitter.com/0vZStm1zTd
VÍDEO | Uma árvore de grande porte bloqueia toda a rua São Carlos, próximo à Ramiro Barcelos
— Correio do Povo (@correio_dopovo) April 1, 2025
A queda chegou a atingir o carro do morador da residência número 275, mas o veículo foi retirado do local
📹Leticia Pasuch pic.twitter.com/U5XY83WWpE
A reportagem entrou em contato com a CEEE Equatorial, que afirmou que as equipes seguem atuando ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de energia aos 82 mil consumidores que ainda estão sem serviço em Porto Alegre, e já restabeleceu, na tarde desta terça-feira, a energia de 178 mil clientes.
Confira a nota completa:
O trabalho constante das equipes da CEEE Equatorial já restabeleceu, na tarde desta terça-feira, a energia de 178 mil clientes afetados pelo forte temporal que atingiu Porto Alegre e a Região Metropolitana. As cidades mais afetadas pelo desabastecimento do serviço são Porto Alegre, com 65 mil clientes, e Eldorado do Sul, com 6 mil clientes.
O evento climático severo ocorreu no final da tarde de segunda-feira (31). As equipes seguem atuando ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de energia aos 82 mil consumidores que ainda estão sem serviço.
A distribuidora reforça a importância da segurança e orienta a população a manter distância de fios e de cabos caídos, além de comunicar qualquer incidente por meio dos canais oficiais de atendimento:
Central de Atendimento 0800 721 2333;
WhatsApp/Clara (51) 3382 5500;
Agência Virtual, no www.equatorialenergia.com.br;
APP Equatorial Energia, disponível na loja de aplicativo Android e iOS